RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Verstappen vence em Abu Dhabi, mas Norris leva o título da F1 por 2 pontos

Norris fez o que precisava para selar seu primeiro título, com um terceiro lugar bateu o holandês por dois pontos

Max Verstappen venceu o GP de Abu Dhabi, mas quem comemorou a conquista do título da F1 em 2025 foi Lando Norris, que fez o que precisava para selar seu primeiro título: com um terceiro lugar, bateu o holandês por dois pontos. Oscar Piastri, que também estava na disputa, chegou em segundo na corrida e ficou em terceiro no campeonato.

“Foi uma longa jornada, queria dizer obrigado para o pessoal, mamãe, papai, eles me apoiaram desde o começo? não estou chorando”, disse, bastante emocionado. “Eu posso estar parecendo um perdedor!”.

“Agora eu sei como o Max se sente. Parabéns para ele e para Oscar pelo campeonato. Mas a gente conseguiu e estou com muito orgulho de todos.”

O brasileiro Gabriel Bortoleto terminou o ano com uma 12ª colocação. Ele fechou sua primeira temporada com 19 pontos e cinco corridas terminando entre os 10 primeiros. Em Abu Dhabi, o brasileiro largou em sétimo e fazia uma boa corrida até que começou a sofrer com problemas aerodinâmicos em sua Sauber e foi perdendo posições.

Piastri tenta estratégia diferente e passar Norris na primeira volta

A corrida começou interessante, com Piastri escolhendo uma estratégia diferente, largando com pneus duros, e ultrapassando Norris por fora na curva 9 na primeira volta. O inglês, que precisava de um terceiro lugar para ser campeão sem depender de nenhum outro resultado, passou a ficar perigosamente perto de ser ultrapassado por Charles Leclerc, que vinha em quarto, a 1s da McLaren.

E os obstáculos pareciam se somar para Norris: o piloto da McLaren parou cedo, na volta 17, e teve que abrir caminho no meio do pelotão para não perder tempo, chegando a fazer uma ultrapassagem dupla em Stroll e Lawson.

Depois, o companheiro de Verstappen, Tsunoda, tentou dificultar a ultrapassagem de Norris, o espremeu, e o inglês saiu da pista para passá-lo. Ambos os pilotos foram investigados, e o japonês foi punido.

Já Verstappen fez uma corrida tranquila, esperando todos que largaram com pneus médios pararem para fazer seu pit stop, o que alçou Piastri à ponta. O holandês chegou a ultrapassar o australiano antes da parada da McLaren, e depois só controlou a distância até a bandeirada.

Bortoleto termina ano com fim de semana positivo

O brasileiro Gabriel Bortoleto terminou bem o ano com uma excelente classificação, colocando a Sauber em sétimo no grid, e uma corrida em que passou boa parte do tempo muito perto de Fernando Alonso e parecia estar bem colocado para terminar em sétimo.

No entanto, com 20 voltas para o final, seu carro começou a saltar especialmente nas retas, e ele foi ultrapassado por Esteban Ocon, Lewis Hamilton, Ollie Bearman, Lance Stroll e Nico Hulkenberg, e terminou na décima colocação sem entender por que a Sauber passou a se comportar dessa maneira de uma hora para a outra na corrida. Ele ouviu de sua equipe que tratava-se de um problema aerodinâmico que eles iriam revisar depois da prova.

Esse tipo de problema foi comum ao longo dos quatro anos do atual regulamento técnico da F1, do qual a categoria se despediu nesta prova. Em 2026, haverá novos carros e também novos motores.

JULIANNE CERASOLI / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS