Falou em maratona aquática, logo a população se lembra de Ana Marcela Cunha. A multicampeã mundial e olímpica agora tem o maior desafio a ser encarado nesta sexta-feira (14), a partir das 20h (horário de Brasília). A nadadora cai no mar na raia montada na Seaside Momochi Beach Park, em Fukuoka, no Japão, para a disputa da prova de 10km, válida pelo Mundial de Esportes Aquáticos. Caso chegue ao pódio, carimba a vaga para as Olimpíadas de Paris 2024.
Maior medalhista na história dos Mundiais entre homens e mulheres com 15 pódios no total, a nadadora da Universidade Santa Cecília (Unisanta) busca sua primeira medalha de ouro na prova dos 10km, onde já faturou uma prata e três bronzes. Para a atleta, este é o grande desafio do ano, já que Ana Marcela realizou uma cirurgia no ombro esquerdo, no final de 2022, e precisou ficar longe da água por meses para a recuperação total.
“Não sinto nenhuma dor ou incômodo e tenho feito ótimos treinos nos últimos dias. O ‘plano A’ é nadar para ganhar a prova, daí se vier a vitória nos 10km num Mundial será também a medalha que falta na minha coleção”, lembra ela que busca o tão sonhado ouro nessa distância olímpica.
Feito
Se conseguir a vaga olímpica, ela será a primeira nadadora da história a participar de quatro Olimpiadas nas águas abertas. Ano passado, no Mundial, Ana Marcela conquistou três medalhas, dois ouros (5 e 25km) e um bronze (10km).
Após a disputa dos 10km, Ana Marcela não terá descanso, ela volta ao mar para as provas de 5km e revezamento 4x1500m, na segunda-feira (17) e quarta-feira (19), respectivamente. Ambas começam a partir das 20h, horário de Brasília.