Com uma média de 18 anos entre seus jogadores e após quatro meses de preparação intensiva, o Botafogo estreia na Copa São Paulo de Futebol Júnior nesta quarta-feira (4),diante do Atlético-GO, às 18h, no Estádio João Mendes Athayde, em São José do Rio Preto, sede do Grupo 4 da competição.
O adversário da primeira rodada é o atual vice-campeão goiano da categoria Sub-20.
Os clubes se enfrentaram pela competição duas vezes em 2020. Na primeira fase, a partida terminou empatada por 0 a 0. Na terceira fase, os times empataram por 1 a 1, mas o Pantera levou a melhor nos pênaltis e conseguiu a classificação.
Na oportunidade, o Botafogo chegou até às quartas de final –melhor campanha desde 2015, quando o Tricolor foi vice-campeão.
Além do vice-campeonato de 2015, , o Pantera também foi segundo colocado no torneio em 1983. perdendo para o Atlético-MG no Pacaembu, Na época o time contava com Marco Antônio Boiadeiro , Raí, entre outros craques.
Logo após enfrentar o time goiano, o Pantera ainda encara na primeira fase o Sampaio Corrêa, no dia 7 de janeiro (sábado), às 18h15, e o Itabaina-SE, no dia 10 de janeiro (terça-feira), às 18h. Os dois primeiros de cada grupo avançam para a segunda fase.
“Realizamos uma boa preparação e chegamos confiantes por tudo o que construímos nos últimos três meses. Temos uma equipe bem jovem, mas vamos pensar jogo a jogo. O nosso primeiro objetivo é fazer o melhor trabalho possível diante do Atlético-GO”, disse o treinador Ricardo Quandt.
“Fizemos uma boa preparação e acreditamos que podemos fazer uma boa competição. Porém, o nosso trabalho é voltado para um processo de formação para que possamos obter resultados técnico e comercial”, explicou André Leite, coordenador das categorias de base.
“O processo de formação não se restringe a parte técnica, tática e física. Então, usamos a estrutura oferecida pelo Botafogo com a parte multidisciplinar, com a psicologia, a pedagogia e o serviço social”, completou.
MÉDIA DE IDADE
A média de idade dos jogadores inscritos pelo Botafogo na Copa São Paulo de Futebol Júnior é de 18 anos.
Da relação de 28 atletas inscritos, sete disputaram a edição deste ano da copinha: os zagueiros Bellanda e Rayan, os volantes Vitão e João Costa e os meias Willian, Igor Eduardo e Arthur.
O jogador mais jovem da lista é o atacante Pedro Severino, filho do ex-atacante Lucas, ídolo da torcida do Tricolor, que tem 16 anos. Em 2022, Pedro foi o artilheiro do time Sub-17 do Pantera, que chegou à terceira fase do torneio, com cinco gols.
A lista ainda tem cinco atletas de 17 anos. Entre eles, está o meio-campista João Costa, uma das promessas das categorias de base do Botafogo. No ano passado, ele atuou em quatro jogos da Copa Paulista.
Outros jogadores conhecidos do torcedor botafoguense são o zagueiro Rayan e o meia-atacante Arthur, que também já jogaram pelo elenco profissional.
“Temos uma equipe jovem e com pouca experiência de jogo, de competição. Queremos que essa equipe se forme ao longo do tempo para que esses jovens atletas ganhem experiência e no futuro vistam a camisa do time profissional. Teremos uma equipe competitiva, muito bem organizada em campo e que vai representar muito bem o Botafogo”, afirmou André Leite.
JOGOS-TREINOS
Durante o período de preparação, o treinador Ricardo Quandt, que assumiu o cargo em outubro, dirigiu o time em sete jogos-treinos e obteve cinco vitórias, um empate e uma derrota.Os triunfos foram diante do Mauaense (3 a 1), Francana (5 a 0), Batatais (4 a 0) e Inter de Limeira (5 a 2), além de uma vitória sobre o Velo Clube por 5 a 0, quando foi utilizada uma equipe reserva. O time ainda empatou com a Ferroviária por 0 a 0 e foi derrotado pelo XV de Jaú por 1 a 0.
“Nos quatro primeiros jogos (Mauaense, Francana, Batatais e XV de Jaú), procuramos dar oportunidades para todos os jogadores. Na sequência, começamos a formar uma equipe titular. O desempenho agradou bastante, mas precisamos manter os pés no chão e pensar jogo a jogo na Copa São Paulo para atingirmos o nosso objetivo”, afirmou Ricardo Quandt.