O Botafogo perdeu na sua estreia pela Série B do Brasileiro na noite deste sábado (08/8), no Mineirão, por 2×1, diante do Cruzeiro. O Tricolor de Ribeirão jogou bem, mas não conseguiu segurar o time mineiro no final, após ter feito o gol de empate aos 41 minutos do segundo tempo. No minuto seguinte o Cruzeiro fez seu segundo gol e garantiu sua primeira vitória.
Reforçado com o atacante Marcelo Moreno, recuperado de dores lombares, o Cruzeiro começou a partida levando perigo. Cáceres chegou pela direita e cruzou rasteiro para Mauricio, que desviou tentando mandar no canto, mas a bola passou raspando a trave.
A resposta do Botafogo veio pouco depois. Naldo acertou um belo chute da entrada da área buscando o ângulo, mas Fábio se esticou todo para espalmar e salvar o Cruzeiro.
Encontrando muitas dificuldades para criar jogadas ofensivas, o Cruzeiro pouco ameaçava a meta do time de Ribeirão Preto. A equipe celeste teve um lampejo aos 22 minutos em uma bomba de Marcelo Moreno de fora da área, mas o goleiro Darley saltou e mandou para escanteio.
Em disputa de bola na área do Botafogo, Moreno pediu pênalti alegando que ao subir para tentar cabecear foi atingido no rosto pelo braço do zagueiro. Mas o árbitro só paralisou o jogo para o atendimento do atacante cruzeirense e não marcou nada.
Na etapa final, o Cruzeiro aumentou a pressão. Maurício chutou no canto e o goleiro espalmou.
Até que, aos 17 minutos, a insistência da Raposa surtiu efeito. Cáceres pegou rebote na entrada da área e cruzou na medida para Cacá testar para o fundo das redes.
Aos 24, Stênio deixou o campo chorando com muitas dores no ombro direito, após cair de mau jeito em uma disputa de bola com Wellington Tanque na lateral.
Depois que o Cruzeiro abriu o placar, o jogo ficou morno no Mineirão por algum tempo. O time celeste voltou a ter dificuldades para atacar, enquanto o Botafogo não esboçava reação para tentar o empate.
Mas, nos cinco minutos finais, a partida esquentou. Em duas oportunidades, o atacante Thiago quase ampliou para a Raposa.
O Botafogo chegou ao empate aos 41 minutos. Após cruzamento, Gustavo Henrique cabeceou, Fábio espalmou para o meio da área e, no rebote, Wellington Tanque chutou forte sem chances para o goleiro celeste.
No entanto, nem deu tempo do tricolor comemorar. O Cruzeiro marcou o segundo um minuto depois. Welington fez ótima jogada pelo lado esquerdo e cruzou para trás, na entrada da área para Jean, que dominou e bateu seco no canto.
Cruzeiro 2 x 1 Botafogo-SP
Cruzeiro: Fábio; Raúl Cáceres, Léo, Cacá e Giovanni (João Lucas); Jadsom e Ariel Cabral; Régis (Claudinho), Maurício (Jean) e Stênio (Welinton); Marcelo Moreno (Thiago). Técnico: Enderson Moreira
Botafogo-SP: Darley; Val (Jonata Machado), Robson, Jordan e Gilson (Guilherme Romão); Naldo (Ferreira) e Victor Bolt; Ronald, Matheus Anjos (Gustavo Henrique) e Rafinha (Luketa); Wellington Tanque. Técnico: Claudinei Oliveira
Motivo: 1ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data: 8 de agosto de 2020, sábado, às 19h
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Gols: Cacá (17’/2º), Wellington Tanque (41’/2º), Jean (42’/2º)
Cartão Amarelo: Ronald, Naldo (Botafogo-SP); Ariel Cabral (Cruzeiro)
Árbitro: Alisson Sidnei Furtado (TO)
Auxiliares: Fábio Pereira (TO) e Cipriano da Silva Sousa (TO)