O Botafogo venceu o Velo Clube por 2 a 0, nesta terça-feira (19), no Estádio Santa Cruz, pela sexta e última rodada da primeira fase da Copa Paulista. Com o resultado, o Tricolor somou 12 pontos após seis jogos e terminou na liderança do Grupo 1. O segundo colocado foi o Votuporanguense, que somou 10 pontos. Já o Comercial e o Velo Clube foram eliminados.
Na classificação geral, o Pantera ficou com o terceiro melhor aproveitamento –atrás apenas de XV de Piracicaba e São Bernardo– entre os 17 times participantes.
Assim, terá a vantagem de decidir em casa o mata-mata das quartas de final da competição. O adversário será o Noroeste. As datas e os horários da partida serão definidas nesta quarta-feira (20) em reunião da FPF (Federação Paulista de Futebol).
O jogo
O Botafogo entrou em campo com modificações na defesa, meio de campo e ataque. No sistema defensivo, os pratas da casa Marlon e Tocantins começaram como titulares. No meio de campo, Emerson substituiu Caetano, enquanto Wesley ficou com a vaga de Rafael Tavares. No ataque Ariel atuou no lugar de Dudu.
Com essa formação, o Botafogo teve a posse de bola, controlou o jogo, mas não conseguiu penetrar na defesa adversária. A melhor chance ocorreu aos 42 minutos, quando Wesley cruzou da direita e Walter, livre na pequena área, cabeceou para fora.
No segundo tempo, Samuel Dias promoveu duas alterações. O meia Rafael Tavares e o atacante Bruno Michel entraram nos lugares de Wesley e Bruno Santos. Com as mudanças, o Tricolor melhorou na partida e pressionou o adversário.
Aos 3 minutos, Bruno Michel recuperou a jogada no setor ofensivo, avançou e finalizou cruzado, mas a bola saiu raspando a trave. Três minutos depois, Ariel recebeu cruzamento da esquerda e, da direção da marca do pênalti, mandou por cima do travessão. Aos 20 minutos, após boa troca de passes, Rafael Tavares ajeitou para Ariel, que rolou para Walter. Na pequena área, o camisa 18 concluiu para fora.
Com o objetivo de buscar a vitória, Samuel Dias colocou Hélio Paraíba no lugar de Walter. Na primeira oportunidade, o camisa 19 completou cruzamento de Marlon e mandou de cabeça para fora. Dois minutos depois, Ariel desperdiçou outra grande oportunidade.
O Tricolor continuou insistindo e conseguiu chegar ao gol. Aos 29 minutos, Ariel escapou pela esquerda e foi derrubado dentro da área, pênalti. Pará cobrou e abriu o placar.
Com o gol, o Pantera manteve o ritmo e chegou ao segundo. Aos 37 minutos, Rafael Tavares ficou com a sobra e finalizou com estilo para fazer 2 a 0.
Mesmo com a vantagem, o Botafogo continuou pressionando, mas não conseguiu ampliar.