Brasil e Uruguai se enfrentam em Salvador com tabu de três décadas em jogo

Israel Moreira
Israel Moreira
Israel Moreira é jornalista com passagens pelo Correio Popular, Rádio Central e Jovem Pan.
Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Nesta terça-feira (19), às 21h45, na Arena Fonte Nova, em Salvador, Brasil e Uruguai medem forças pela 12ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. A Seleção Brasileira entra em campo com o objetivo de preservar uma escrita de três décadas sem perder para a Celeste em casa, reforçada por um retrospecto positivo nos confrontos entre as duas equipes.

O histórico de embates entre Brasil e Uruguai no território brasileiro é amplamente favorável à Amarelinha. Dos 34 jogos disputados, a Seleção venceu 23, empatou sete e perdeu apenas quatro. Em casa, a última derrota brasileira para os uruguaios aconteceu há exatos 32 anos, em 26 de novembro de 1992, durante um amistoso no Estádio Amigão, em Campina Grande (PB). Na ocasião, o Brasil, comandado por Carlos Alberto Parreira, foi superado por 2 a 1, com gol marcado por Edmundo.

Para o confronto em Salvador, o técnico Dorival Júnior confirmou apenas uma alteração na equipe titular. O lateral-direito Vanderson, suspenso, será substituído por Danilo. Apesar de ter enfrentado uma indisposição nos dias que antecederam o jogo, o meia Gerson está confirmado e vai a campo. A provável escalação brasileira tem: Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner; Bruno Guimarães, Gerson e Raphinha; Savinho, Igor Jesus e Vinicius Júnior.

Do lado uruguaio, a equipe comandada por Marcelo Bielsa chega com desfalques importantes. De La Cruz e Arrascaeta, conhecidos do futebol brasileiro, ficaram de fora por problemas físicos, assim como o lateral-esquerdo Saracchi, lesionado na última partida contra a Colômbia. A vaga na lateral deve ser ocupada por Bueno. Em contrapartida, o meio-campista Betancur, que estava suspenso na rodada anterior, retorna ao time. A provável formação uruguaia é: Rochet; Nández, Giménez, Olivera e Bueno; Bentancur, Brian Rodríguez e Valverde; Pellistri, Maxi Araújo e Darwin Núñez.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS