Nesta quinta-feira (23), Botafogo e Corinthians se enfrentam pela 106ª vez na história. O jogo será realizado na Arena Corinthians, às 21h30, pela primeira rodada do Campeonato Paulista 2020.
As equipes se enfrentaram pela última vez no dia 29 de junho, quando o Tricolor venceu o adversário por 2 a 1, em partida amistosa, que marcou a inauguração na Arena Eurobike. Os gols botafoguenses foram feitos por Naylhor e Erick Luís, enquanto Boselli fez para o time alvinegro.
Em jogos oficiais, o último triunfo Tricolor ocorreu em 14 de agosto de 1991. Na oportunidade, o Pantera ganhou do rival por 1 a 0, pela primeira fase do Paulistão. O único gol foi feito pelo atacante Bira.
Já a última vitória corintiana em jogo oficial foi há quase um ano. No dia 24 de fevereiro, o Corinthians ganhou por 1 a 0, no estádio Santa Cruz, pela primeira fase do Campeonato Paulista. O argentino Boselli marcou o único gol da partida durante o segundo tempo.
No histórico do confronto, o Corinthians tem vantagem. O time alvinegro obteve 55 vitórias, enquanto o Botafogo ganhou 11 jogos. O duelo registra ainda 39 empates.
O jogo
O treinador Wagner Lopes pediu um time organizado e aguerrido no duelo contra o Corinthians. “O ideal seria uma pré-temporada com 30 dias, mas não foi possível. Nestes 23 dias de trabalho, posso assegurar que fizemos a melhor pré-temporada possível”, disse o comandante botafoguense.
“Queremos ser competitivos e organizados neste primeiro combate. Temos que ser um time forte mentalmente e guerreiro. Peço para os nossos atletas encararem esta partida como o último jogo da nossa vida”, acrescentou o treinador, que dirigirá o Pantera pela segunda vez na carreira –a primeira foi em 2014, quando chegou às quartas de final.
Para a partida, entretanto, o Pantera terá desfalques. Guilherme Romão, emprestado pelo Corinthians ao Botafogo, está fora da estreia. Outro desfalque é o meia Murilo Henrique, que deve ser negociado com o futebol coreano. Guilherme Calabrês, sem documentação, e Francis, apresentado recentemente e sem condição física, também será desfalque.
Ficha técnica e histórico
Corinthians: Cássio, Gil, Pedro Henrique, Lucas Piton, Fagner, Richard, Camacho, Luan, Janderson, Ramiro e Boselli
Botafogo: Darley, Reginaldo, Didi, Gilson, William Oliveira, Caíque, Rafinha, Ferreira, Gustavo Henrique, Murilo Oliveira e Diego Cardoso
Arbitragem: Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira
Vitórias do Pantera: 11
Vitórias do Timão: 55
Empates: 39
Gols marcados pelo Botafogo: 92
Gols marcados pelo Corinthians: 185