A Copa Paulista de Futebol ainda não tem data definida para começar, mas a Federação Paulista de Futebol já acena com a possibilidade de iniciar o campeonato na primeira semana do mês de setembro. Nesta quinta (16/7) a FPF confirmou que a competição terá a participação de 32 clubes. Além da confirmação do número de clubes participantes, foram divulgadas as diretrizes da Copa Paulista 2020.
A expectativa esse ano é a participação do Botafogo. O clube tricolor não confirma, mas existe essa possibilidade. A motivação para o Pantera ingressar na Copa Paulista é a oportunidade de voltar a disputar a Copa do Brasil em 2021, caso chegue a final. O Comercial já confirmou interesse e vai disputar mais um ano o torneio. Como a primeira fase é regionalizada, se os dois representantes de Ribeirão Preto confirmarem suas presenças, teríamos dois clássicos sendo disputados nesse segundo semestre. Nesta quinta (16/7) todos os clubes das Séries A1, A2 e A3 receberam da FPF um documento com as diretrizes para a realização da próxima edição da Copa Paulista. As vagas serão preenchidas da seguinte maneira: 12 melhores colocados da A1, outros 11 times melhores colocados da A2 e os 9 primeiros da Série A3 do Paulista. Se houver desistências, o próximo clube pela classificação final assume a vaga do clube desinteressado. Uma mudança foi realizada para esse ano: os times que forem rebaixados para a quarta divisão do estadual poderão participar da Copa Paulista se restarem vagas para eles.
O período de disputa será definido após conhecer as datas liberadas pelo Governo do Estado de São Paulo para os jogos das Séries A2 e A3 do Campeonato Paulista. A Segunda Divisão, tudo indica, que será iniciada na primeira quinzena do mês de agosto. E o objetivo é que a Terceira Divisão seja disputada paralelamente com a Copa Paulista.
A partir de agora, os clubes que pretendem disputar a Copa Paulista, terão prazo até o final do mês de julho para confirmar a sua participação. Assim, a partir de agosto, será possível elaborar o protocolo para retomada das atividades e encaminhar para o Governo do Estado de São Paulo para exames, treinos e início da competição.