Mausoléu com corpo de Pelé é aberto para visitação em Santos

O mausoléu onde está o corpo de Pelé, no Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos, foi aberto para visitação do público nesta segunda-feira, primeiramente, para integrantes de uma das organizadas do Santos prestarem homenagens. Depois, jornalistas tiveram acesso pela primeira vez ao local.

A partir das 14h, cerca 30 visitantes que realizaram cadastro prévio também puderam prestar homenagens ao Rei do futebol. Os dois primeiros foram um casal de moradores de Santos: a analista jurídica Erika Taboada, 42, e o empresário Ronaldo Rodrigues, 44.

“Na hora que abriu já entramos no site, mas não sabíamos que seríamos os pioneiros, os primeiros a ter essa honra”, afirmou Rodrigues, que confessou ter escapado do trabalho para conseguir realizar a visita.

**CARRO DO GOL MIL**

Além do acesso ao mausoléu, a administração do cemitério também colocou em exposição fixa no andar térreo um carro que se tornou xodó do Rei: uma Mercedes-Benz S-280, entregue a ele pela montadora alemã em 1974.

O carro é um presente por aquele que é festejado como o milésimo gol de sua carreira, marcado na vitória por 2 a 1 sobre o Vasco, em 19 de novembro de 1969, no estádio do Maracanã, no Rio de janeiro.

A Mercedes-Benz entregou em 1969 o modelo 250 W 114, mas cinco anos depois trocou por outro modelo, novo, o S-280. Pelé chegou a vender o carro, recuperado com peças originais pela montadora, blindado e devolvido a ele em 2004. O veículo passou por 18 donos diferentes.

O mausoléu de 200 m² foi projetado em 18 de dezembro de 2018 pelo empresário argentino José Salomon Altstut, conhecido como Pepe Altstut, para homenagear o amigo após a morte.

Ele recorreu ao artista plástico espanhol Hugo Garcia para antecipar uma despedida a altura do Rei –que aprovou a ideia. O espaço acabou de ser montado em 2020 e, posteriormente, trancado a sete chaves.

O mausoléu conta com duas estátuas que medem 1,73 m -altura de Pelé- e pesam 130 quilos, esculpidas em latão por Garcia. O piso é todo coberto por um gramado sintético, que simula um campo de futebol, e há imagens de torcedores nas paredes.

O túmulo é revestido por placas com alumínio dourado espelhado e quatro painéis confeccionados por Garcia com uma mistura de fibra de vidro e pó de bronze. Dois retratam um gol de Pelé, e outros dois, a famosa comemoração com soco no ar.

Nos quatro cantos do túmulo, do mesmo material, há cantoneiras. Elas possuem diversas formas: começam com o planeta Terra no topo, e há detalhes como a taça Jules Rimet, uma coroa e uma camisa com o número dez. Terminam sobre uma bola de futebol.

Além delas, há um céu reproduzido acima e acabamentos em mármore de Carrara. Dentro do mausoléu, há uma camisa da seleção brasileira e outra do Santos.

A visitação será feita de segunda à sexta-feira, em dois períodos: das 9h às 12h, no período da manhã, e das 14h às 18h, com trinta pessoas em cada período. Não há cobrança de valores.

A Folha de S.Paulo apurou que foi contratada uma equipe de segurança para cuidar diariamente do acesso ao local.

KLAUS RICHMOND / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS