A partir desta sexta-feira (12), a Equipe de Ciclismo de Ribeirão Preto (São Francisco Saúde/Klabin/Secretaria de Esportes) participa da 76ª Volta do Uruguai, uma das mais tradicionais provas do ciclismo sul-americano. No total, os ciclistas devem percorrer aproximadamente 1500 quilômetros, durante todo o período de provas, que vai do dia 12 a 21 de abril.
Para a competição, o técnico da equipe ribeirãopretana, Marcelo Donnabella, convocou seis atletas. São eles: Alessandro Guimarães, Rafael Andriato, Cristian Egídio, Mauricio Knapp, Jeovane Oliveira e Vitor Teixeira.
O técnico Marcelo Donnabella afirma que as expectativas são boas, já que o time ribeirão-pretano é bastante experiente e se preparou bem para encarar adversidades da competição.
“Nosso plantel é bastante qualificado, versátil. Acredito que podemos ter um desempenho bom nas provas. Nossa preparação foi bastante intensa, com competições, o que é a melhor maneira de se preparar para uma prova de alto nível. É importante render bem, porque conta pontos para o ciclo olímpico”, afirmou.
A prova realizada no solo uruguaio também conta pontos para o ranking mundial, que acaba definindo os atletas para disputar as Olimpíadas de Tóquio 2020. Rafael Andriato, um dos mais experientes do grupo e vencedor de uma das etapas da competição em 2018, enfatiza a importância da competição.
“Hoje no Brasil não temos nenhuma prova internacional UCI, nível 2.2 como a volta do Uruguai, a única prova no Brasil que vale pontos para o ranking mundial é o campeonato brasileiro de estrada, então é muito importante participarmos de competições internacionais, principalmente este ano que vale vaga para as olimpíadas de Tóquio”, disse Andriato.
Confira as etapas abaixo: