A ACEESP ( Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo) divulgou nesta sexta (10/7) uma nota oficial sobre o protocolo da FPF na retomada do Paulistão, restringindo a presença da imprensa em todos os 24 jogos da competição.
Só terão acesso aos estádios, profissionais da emissora que possui o direito de exibição do Campeonato Paulista de Futebol. Ou seja, só a TV Globo pode entrar, o resto dos jornalistas assistirão tudo pela TV. Para as emissoras de rádio, obrigatoriamente, a transmissão será Of-tube, onde os profissionais escalados ficam em estúdio e realizam a cobertura do evento assistindo tudo aquilo que a emissora detentora dos direitos mostra.
Na temporada de 2019, quando iniciou seu novo projeto esportivo com o Multifutebol Thathi, em diferentes plataformas, o Grupo Thathi de Comunicação esteve presente em todas as partidas do Botafogo no Paulistão e Série B do Brasileiro. O mesmo acontecendo na Série A-3 e Copa Paulista com as partidas do Comercial. Com esse novo cenário, a situação obrigatoriamente será distinta, mas não impedindo as transmissões dos jogos de uma das principais emissoras de comunicação do estado de São Paulo, à partir do dia 22 de julho, com Botafogo x Guarani.
Leia abaixo a nota oficial divulgada pela ACEESP:
A Federação Paulista de Futebol, em comum acordo com os clubes participantes do Campeonato Paulista Série A1, ACEESP (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo), Arfoc (Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo) e Aceisp (Associação dos Cronistas Esportivos do Interior do Estado de São Paulo), definiu o Protocolo de Imprensa, que integra o Protocolo de Operação de Jogo para a conclusão da competição.
O documento, analisado e aprovado pelo Governo do Estado de São Paulo, foi elaborado prevendo o menor número possível de profissionais necessários para a realização das partidas.
Seguindo determinações dos órgãos de saúde, e priorizando saúde e segurança dos profissionais envolvidos nos jogos, as 24 partidas serão realizadas com a presença apenas dos detentores dos direitos de transmissão, com equipes reduzidas, para evitar aglomerações e minimizar riscos de contaminação.
Por essa razão, clubes e FPF se comprometeram a oferecer aos veículos de comunicação conteúdos em textos, fotos, vídeos e entrevistas coletivas e exclusivas, a fim de garantir a todos condições para a cobertura jornalística da reta final da competição.