O Botafogo conquistou a segunda vitória consecutiva sob o comando do treinador Hemerson Maria. Nesta terça-feira (17), o Tricolor venceu o Vila Nova por 2 a 0, no estádio Serra Dourada, em Goiânia, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Os gols do Pantera foram marcados pelo meia-atacante Murilo ainda no primeiro tempo. Assim, o camisa 94 chegou a cinco tentos e virou o goleador botafoguense na competição ao lado de Rafael Costa e Henan.
Para embalar, o Botafogo enfrentou um verdadeiro algoz. O Vila já havia vencido a equipe de Ribeirão na final do Campeonato Brasileiro de 1996 e, de seis jogos, tinha cinco vitórias contra o Pantera. O que não impediu o Botafogo de vencer com autoridade e se aproximar da disputa pelo acesso.
Com o triunfo, o Botafogo soma agora 35 pontos e está na quarta colocação. O time, porém, ainda pode ser ultrapassado pelo Paraná e Coritiba ou CRB até o encerramento da rodada. A próxima partida do Botafogo é contra o Operário, adversário direto na briga pelo G4, na terça-feira (24), às 19h15, no estádio Santa Cruz.
Primeiro tempo
O futebol mudou. Se antigamente a prioridade era o futebol bonito, hoje o que importa é o resultado. A conquista ou perda dos três pontos modifica relação time e torcida. E também traz sorte.
Sorte foi a palavra que resume o duelo entre Botafogo e Vila Nova. O Pantera enfrentava um time que luta contra o rebaixamento. A pressão na equipe goiana era tão grande, que a sua definição tática era ficar na defesa e abusar nos contra-ataques.
O time de Hemerson Maria optou por jogar mais pelo meio e encontrava espaços no ataque. Aos seis minutos, Murilo apareceu e bateu de fora da área. A bola desviou e passou perto da trave.
O camisa 94 tem como característica o chute de longa distância. Nessa partida foi uma das que o meia mais arriscou o chute fora da área. E também contou com a sorte. Aos 20 minutos, Murilo arriscou e a bola foi parar no fundo das redes. 1 a 0 Botafogo.
Aos 41 minutos, Marlon Freitas bateu da entrada da área, Rafael Santos deu rebote para frente, e Murilo Henrique chegou batendo de primeira para ampliar. 2 a 0 Botafogo.
Segundo tempo
Murilo apareceu logo no início da segunda etapa, aos dois minutos. O camisa 94 chutou mais uma e a bola explodiu na travessão.
No segundo tempo o Botafogo mostrou disciplina tática defensivamente. O Vila Nova partiu para o ataque em busca do gol e parava na defesa tricolor. Os cabeceios do atacante Bruno Mezenga foram os principais lances de perigo.
Era ataque contra defesa. Mas o Vila Nova pecava nas finalizações e quando não era impedido pelos defensores tricolores, perdia tempo de bola e visão do jogo. Sorte do Botafogo.