Número 1! Júlio Cesar estreia e marca na vitória do Botafogo contra o Operário

A vitória por 2 a 0, no estádio Germano Kruger, faz o Pantera se redimir e recuperar a liderança da Série B

0
Foto: Raul Ramos/Agência Botafogo

Neste sábado (25), o Botafogo venceu o Operário por 2 a 0 pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro Série B. Com gols marcados do estreante Julio Cesar e do Henan, o Pantera recupera a liderança da competição, agora com 12 pontos.

Os dois times vinham de momentos diferentes na competição. O Botafogo brigando pelas primeiras posições da tabela e com três vitórias e apenas uma derrota. Enquanto o Operário está na parte de baixo da tabela, com apenas uma vitória.

O time de Roberto Cavalo foi diferente para a partida. O técnico tricolor colocou Willian Oliveira no lugar de Nadson, que virou desfalque de última hora por causa de uma gripe. E na frente, promoveu a estreia de Júlio César, na vaga de Erick Luis.

O jogo começou com uma pressão do time da casa. O Operário tentava armar ataque principalmente pelo lado esquerdo, e tocava bola no meio de campo. A primeira grande chance de abrir o placar foi aos 12 minutos, quando o Maílton recuperou a ola na linha de fundo, após bote errado do lateral Pará, e tocou atrás com Schumacher, acertando a bola no zagueiro tricolor Luiz Otávio.

O Botafogo respondeu um minuto depois, aos 13, com uma jogada de contra-ataque com Rafael Costa, que arriscou de longe e a bola passou perto do gol do Fantasma. Mas o Operário continuava pressionando e colocava a sua estratégia de domínio de jogo, ficando próximo de abrir o placar. Aos 20 minutos, Maílton avançou até a área, parou em Leandro Amaro, que errou a saída. Felipe Augusto recebeu na frente, virou e chutou com perigo.

O domínio do Fantasma durou só mais alguns minutos. Aos poucos, o Botafogo foi encontrando a sua estratégia, adiantando a marcação, controlando a saída de bola e não levando mais pressão dos donos da casa. Aos 29 minutos, o Botafogo conseguiu marcar, mas a arbitragem deu falta no lance, um puxão de Rafael Costa.

E se o placar não foi aberto aos 29, foi aos 37, com a aposta de Cavalo para a partida. O zagueiro tricolor Luiz Otávio deu um bico para frente e o zagueiro Alisson vacilou. O estreante Julio César aproveitou o erro para marcar o primeiro gol do jogo e dele pelo Botafogo.

A segunda etapa começou com duas chances do Operário de empatar. No primeiro minuto, Rafael Chorão chutou para o gol e Darley fez uma boa defesa. Em seguida, após escanteio, Schumacher disputou por cima com Marlon, ganhou e cabeceou com perigo.

Aos poucos, o Botafogo foi controlando a partida, principalmente com a entrada de Miritão no lugar do Jonata Machado, amarelado, com o intuito de fortalecer o poder de marcação no meio de campo. Mesmo com o controle, o Pantera levou susto. Aos 10 minutos, o ataque do Operário fez uma bonita troca de passes, Jean Carlo recebeu na marca do pênalti, mas errou o o alvo por muito pouco.

O Botafogo também tinha seus momentos no ataque. Aos 18 minutos, Murilo escapou pela esquerda sozinho, cruzou para trás e Júlio César acertou o travessão. Aos 39, Lucas recebeu livre de Willian Oliveira, cruzou na medida para Henan que, livre, errou a cabeçada. Mas o atacante se redimiu do gol perdido. Aos 41 minutos, Murilo chutou fora da área e na sobra, Henan mandou para o fundo do gol.

A próxima partida do Botafogo é contra o Criciúma, no sábado (1), às 16h30, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto.