Atleta profissional, Edivando Souza Cruz, de 44 anos, foi o grande vencedor da prova de Mountain Bike de 25 km, no último dia de competições do Festival KMF. Ele pratica o esporte há 30 anos e já representou o Brasil nas Olimpíadas de Atenas, em 2004. Mas mesmo com tantos anos de trajetória, a disputa foi acirrada. O seu filho, de 19 anos, Samuel Freire Cruz, ficou em segundo lugar.
O pai falou com orgulho do filho. “Estou feliz pela evolução dele, um atleta mais jovem que vem representando nossa cidade de Ilhabela. Um garoto muito esforçado, divide o tempo com estudo, trabalho e treinamento. A gente apoia e incentiva e ver esse fruto que ele está colhendo desse esforço dele é muito gratificante”, disse Edivando.
Já Samuel disse que a meta para o ano que vem é ganhar do pai, mas contou com carinho do exemplo que ele deixa para os atletas da cidade. “Tudo o que ele faz aqui na Ilha pela bike, é um exemplo para tudo mundo da cidade. Vou continuar o legado”, falou com admiração.
Para Edivando, promover eventos como o Festival KMF é muito importante por reunir diferentes esportes, atletas e modalidades.
Ele explicou que a interação dos participantes traz crescimento pessoal, por terem a oportunidade de ver e praticar outras provas para agregar experiências aos atletas, além da superação. “Você leva para o dia-a-dia essa superação. Expande a visão para o atleta ver que tem capacidade de fazer coisas diferentes, possibilitando as pessoas saírem da zona de conforto”, finalizou.
Edição: Nayara Francesco