Após os jogos desta segunda-feira (22), em seis dias de campeonato, Ribeirão Preto, Franca e Araraquara disparam na liderança e disputam ponto a ponto o título de campeã dos 63º Jogos Regionais. A classificação geral ainda é parcial, mas já mostra Ribeirão na liderança do evento, somando 137 pontos.
Em segundo lugar, com 131, está a anfitriã do projeto, Franca, seguida por Araraquara, com 121 e atual campeã dos Jogos disputados em Matão/SP no ano passado. À época, Franca ficou com o vice-campeonato e Ribeirão em terceiro.
Este ano, Ribeirão Preto chega com força total. Segundo divulgado pela Secretaria de Esportes, são mais de 500 atletas, com a maior delegação dos Jogos Regionais. A cidade está competindo com 45 equipes, entre masculinas, femininas e mistas.
“É um motivo de muito orgulho participar dos Jogos Regionais, uma das competições mais tradicionais e importantes do Estado de São Paulo. Estamos trabalhando há meses para oferecer a melhor infraestrutura à nossa delegação que irá se dedicar em cada disputa e já vemos o resultado da dedicação de todos”, explicou o secretário de Esportes, Ricardo Aguiar.
Confira algumas fotos das equipes ribeirão-pretanas:
O evento
Os Jogos Regionais são disputados pelas representações municipais do Estado de São Paulo e acontecem, anualmente, no mês de julho. A data é pensada para coincidir com as férias escolares, para que as escolas possam ser utilizadas como alojamentos ou até como instalações esportivas.
Iniciado em 1950 na cidade de Presidente Prudente, o projeto tem a finalidade de revelar novos talentos e, desde então, os campeonatos realizados em algumas regiões paulistas evoluíram e se tornaram eliminatórios para os Jogos Abertos do Interior. A denominação oficial de Jogos Regionais só foi instituída em 1956.
A partir de 1988, os Jogos Regionais passaram a ser realizados por regiões esportivas. Atualmente, as competições são realizadas em oito regiões esportivas dentro do Estado de São Paulo, sendo que Ribeirão Preto fica na quinta região.