Uma das principais cobranças da torcida do Santos era por reforços. A diretoria fez a parte dela e trouxe cinco jogadores nesta janela de transferências, encerrada na segunda-feira (31). Além disso, Soteldo, que segue afastado do elenco principal, continua no Peixe, mas a reintegração ainda é discutida.
O técnico Paulo Turra vinha cobrando reforços nos setores de defesa e meio de campo. Além disso, afastou atletas, seja por questão técnica ou por disciplina. Tudo com a intenção de dar mais qualidade a equipe, que briga para não ser rebaixada pela primeira vez na história.
Vieram para o Santos, o zagueiro João Basso, o lateral-esquerdo Dodô, o volante Jean Lucas, o meia Nonato e o atacante Julio Furch. Além disso, o zagueiro Vargas chegou a viajar para o Brasil e realizar exames médicos. Só que não foi aprovado, e o Peixe desistiu da negociação.
Dos cinco nomes confirmados, ainda falta a chegada de Nonato. O jogador estava no Ludogorets, da Bulgária e já tem tudo certo para reforçar o Peixe. Contudo, ainda precisa realizar exames médicos antes de assinar contrato de empréstimo até o meio do ano que vem.
Agora, com o fim da janela de transferências de jogadores vindos de fora do país, o Santos busca reforços sem contrato. A CBF permite que qualquer atleta que esteja sem clube desde antes da última quarta-feira seja registrado no Campeonato Brasileiro até o dia 25 de agosto.
O Peixe ainda quer um zagueiro, já que as negociações com Vargas foram encerradas, e um atacante de lado de campo.
Soteldo e saídas
Se os reforços vieram, há outros que já saíram ou que podem deixar o clube. Lucas Barbosa, um dos afastados, foi emprestado ao Coritiba, o meia Vinícius Baliero foi para o Ituano, enquanto o zagueiro Luiz Felipe acertou empréstimo com o Atlético-GO. Já o meia Gabriel Pirani, que estava no Fluminense, foi emprestado para o DC United.
Outros dois que podem sair são o atacante Marcos Leonardo e o Deivid Washington. No caso de Marcos Leonardo, a Roma (ITA), chegou a fazer uma proposta de 8 milhões de Euros. Mas a diretoria do Peixe descartou e espera receber muito mais para vencer o jogador. Já em relação a Deivid Washington, o Mônaco (FRA) teria se apresentado como o grande interessado.
Enquanto isso a novela Soteldo continua na Vila Belmiro. A diretoria tinha a intenção de vendê-lo, após o jogador ser afastado por questões disciplinares em 1º de julho. Porém, os problemas em encontrar alguma equipe interessada no camisa 10, assim como a própria dificuldade do Peixe em contratar reforços nesta janela de transferências, devem ser fatores para que o venezuelano retorne à equipe.
O martelo deve ser batido nos próximos dias, mas a tendência é de que o atacante se acerte com a diretoria e comissão técnica e volte a trabalhar com os demais jogadores do grupo. Internamente, o Peixe encara o possível retorno como um “reforço” de última hora.