O São José recebe o Red Bull Bragantino II na noite desta quarta-feira (22), às 20h, no estádio Martins Pereira e tentará estender a reação que poderá deixar o time cinco pontos distante da faixa de rebaixamento do Campeonato Paulista da Série A-3. Uma terceira vitória consecutiva também deixaria a equipe colada na zona de classificação com mais seis rodadas programadas. No entanto, o visitante vem animado pela possibilidade de alcançar a liderança pela primeira vez.
A primeira fase do campeonato tem os 16 times se enfrentando em um turno único de 15 rodadas. Depois, os oito melhores avançarão formando dois grupos de quadrangulares de turno e returno (1º colocado, 4º, 5º e 8º formando um grupo; 2º, 3º, 6º e 7º, o outro). Os dois melhores de cada grupo chegarão ao mata-mata das semifinais e os dois finalistas subirão à Série A-2 de 2024. Os dois últimos serão rebaixados à Segunda (4ª) Divisão, também do próximo ano.
O São José começou a competição com três empates e depois, com três derrotas, desceu à última colocação. Reagindo desde a chegada do técnico Ricardo Costa, venceu nas duas últimas partidas e subiu à 14ª colocação.
O jogo desta quarta-feira estava inicialmente programado para o dia 11, pela sétima rodada. Todavia, como o Martins Pereira já estava reservado para um show, a Federação Paulista de Futebol transferiu à disponível data de 22 de fevereiro.
No momento, depois de nove rodadas realizadas, a classificação está assim: 1º – Marília (17 pontos); 2º – Esporte Clube São Bernardo e Capivariano (16); 4º – Grêmio Prudente e Itapirense (15); 6º – União Suzano e Red Bull Bragantino II (14); 8º – Bandeirante de Birigui e Rio Preto (12); 10º – Matonense (11); 11º – Audax Osasco e Barretos (10); 13º – Desportivo Brasil de Porto Feliz e São José (9); 15º – Votuporanguense (7) e 16º – Sertãozinho (6).
Possibilidades
Vencendo nesta quarta-feira, o São José abriria cinco pontos de vantagem sobre o penúltimo colocado e subirá à nona colocação. Com 12 pontos, perderia para o Bandeirante no saldo de gols e superaria o Rio Preto pelos mesmos critérios de desempate. Empatando, ultrapassará o Desportivo Brasil e ficará com a mesma pontuação de Audax e Barretos. Perdendo, continuará ao alcance dos dois últimos colocados.
O Red Bull Bragantino II, que atualizou o seu nome após ter sido rebaixado na Série A-2 do ano passado como Red Bull Brasil, virá a São José dos Campos sonhando com a liderança. Vencendo, chegaria aos mesmos 17 pontos do líder Marília e ficaria em vantagem no saldo de gols ou no número de gols marcados.
Sábado passado, pela nona rodada, o São José recebeu o Bandeirante de Birigui, atacou desde o início e após criar oportunidades de gol, no final, descolou e converteu um pênalti, aos 52 minutos. O Red Bull, recebendo o Votuporanguense em Bragança Paulista, perdia por 2 a 0 e também no final empatou com gols nos acréscimos: aos 47 e 50.
Os times
No São José, o técnico Ricardo Costa não deverá ter desfalques e poderá repetir a escalação das duas vitórias. Contra o Bandeirante, jogaram: Ariel; Luís Dário (Rodolfo), Caio César, Matheus Abreu e Rafael Verrone, David Lucas (Pedro Favela), Pedrinho e Roni (Wendel Barros); Nicholas (Giovanni), Wendel Júnior (Rafael Tanque) e Vicente.
O Red Bull, do técnico Fábio Matias, jogou no sábado com: Léo Aragão; Jhonny, Deverlan, Kauan Martins (Chumbinho) e Renilson (Luís Gustavo); Yani Quintero, Caetano (Marcelinho) e Viniegra; Dentinho (Mineiro), Éverton e Diogo (Yuri).
A equipe de arbitragem terá: Leonel Marcos Fialho da Silva (árbitro), Mauro André de Freitas (assistente 1), Gabriel Pozzer (assistente 2), Vinícius Bettio (quarto árbitro) e Luiz Quirino da Costa (analista de vídeo).
Na foto (de Mariana Luz/Agência NTZ), o volante David Lucas disputando a bola com um jogador do Bandeirante de Birigui e o versátil Vicente acompanhando.