O clássico Sansão dos opostos aconteceu neste domingo (16), no Morumbi. Pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, o São Paulo, que está embalado com a classificação para a semifinal da Copa do Brasil e bem no Brasileirão, recebeu um Santos desesperado, mesmo após a vitória na última rodada. A lógica prevaleceu, com um Tricolor goleando o Peixe.
O primeiro tempo foi de domínio absoluto do São Paulo. A facilidade na etapa inicial foi tanta que a equipe de Dorival Júnior tinha 77% de posse de bola e 13 finalizações a gol. Enquanto que o Santos teve apenas 23% de posse e apenas dois chutes, mas nenhum para o gol.
Tanto que o 2 a 0 foi construído sem maiores problemas. Primeiro de pênalti, Calleri bateu bem, abrindo o placar. O argentino voltou a aparecer fazendo o segundo gol, agora de cabeça. E cabia mais. O placar só não foi mais elástico, porque Michel Araújo, que chutou do meio de campo e acertou o travessão e Luciano quase ampliaram.
Goleada construída
A etapa final começou com o São Paulo atacando e um Santos, perdido, que mal sabia o que fazer. Calleri, por pouco não fez o hat trick. Ele finalizou fraco e tranquilo para o goleiro João Paulo defender. O Santos, pro sua vez, só finalizou em cobrança de falta de Dodi, mas defendido por Rafael.
Luciano, viu a bola triscar a trave, após cabecear com perigo aos 16 minutos. O Santos passou por um breve momento de apuros, quando o goleiro João Paulo se machucou em um choque com o zagueiro Joaquim. Mas ele passou bem e seguiu no jogo.
Aos 24 minutos, o São Paulo perdeu boa chance em chute de Juan, que arriscou de fora da área. No Santos, Camacho sentiu uma lesão e deixou o gramado, sendo substituído por Kevyson. Após isto, o jogo ficou mais morno e o Peixe tentou ameaçar, quando aos 33 minutos, Deivid Washington acertou a trave. Só que no minuto seguinte, Deivid aproveitou bela troca de passes e cruzamento de Rodrigo Nestor, para fazer 3 a 0.
O gol deixou o Santos atordoado, já que Erison, que voltava de lesão, acertou o travessão aos 35 minutos. Mesmo com a partida resolvida, o Tricolor seguiu agredindo, criando e ameaçando os santistas. Aos 42 minutos, Pato, que reestreou com a camisa Tricolor, balançou as redes, construindo a goleada: 4 a 0.
Já nos acréscimos, o Santos ainda obteve um pênalti cometido por Michel Araújo. Marcos Leonardo foi para a cobrança e descontou. Assim, o placar ficou em 4 a 1.
Como fica?
A vitória deixou o São Paulo com 25 pontos, dentro dos classificados à fase de grupos da próxima Libertadores da América. Já o Santos permanece na 13ª posição, com 16 pontos, a cinco pontos da zona do rebaixamento.
Os dois times voltam a jogar somente no próximo fim de semana. No sábado (22), o São Paulo terá o Cuiabá, fora de casa.