O futebol da região tem uma semana de calendários diferentes para os dois times que estão com os respectivos campeonatos em andamento. Na Série A-3, o São José terá um jogo atrasado, na quarta-feira (22) e, novamente, em casa. No Paulista da Série A-2, o Taubaté voltará a campo somente no sábado (25), para a primeira de duas partidas fora de casa e antes das duas últimas da fase de classificação. Depois, no domingo (26), participará de uma rodada normal como visitante.
Na manhã do último domingo (19), o Taubaté fez 2 a 0 no Linense e voltou à zona de classificação formada pelos oito melhores. Com 14 pontos, está isolado na oitava posição e com possibilidade de ultrapassar dois concorrentes: Primavera de Indaiatuba e Comercial de Ribeirão Preto, ambos com 15 pontos. Por outro lado, está ao alcance de três equipes de 13 pontos: Oeste de Barueri, Juventus e XV de Piracicaba.
No sábado (25), às 17h, visitará o Oeste na Arena Barueri, pela 12ª das 15 rodadas programadas. Depois, também sairá contra o São Caetano, antes de receber o Grêmio Novorizontino e fechar a fase visitando o Primavera. No sábado (25), encontrará o Oeste que virá vitória em casa sobre o Novorizontino por 1 a 0.
Na Série A-3
Depois de três empates e três derrotas, o São José conseguiu duas vitórias consecutivas e saiu da zona de rebaixamento. Nesta quarta-feira (22), às 20h, receberá o Red Bull Bragantino e com mais uma vitória colará na zona de classificação e abrirá cinco pontos de vantagem sobre o primeiro dos dois times da faixa de descenso.
O jogo de hoje deveria ter sido realizado no dia 11 de fevereiro e com os demais da sétima rodada. Todavia, como o estádio Martins Pereira já estava reservado para um show, o São José pediu transferência e a Federação Paulista de Futebol encontrou a data de 22 de fevereiro disponível. Depois, pelo calendário normal da 10ª rodada, o time joseense visitará o Audax Osasco, domingo (26), às 11h, na Arena Barueri.
Com nove pontos, o São José passou a dividir a 13 colocação com o Desportivo Brasil de Porto Feliz. Vencendo na quarta-feira (22), iria a 12 pontos e passaria a dividir a oitava colocação com o Bandeirante de Birigui e o Rio Preto. Também abriria cinco pontos de vantagem sobre primeiro dos dois últimos da zona de rebaixamento, pois o Votuporanguense tem sete pontos e o Sertãozinho, o último, seis.
Depois das partidas contra Red Bull e Audax, o São José ainda terá mais cinco: Votuporanguense (em casa), Capivariano (fora), Marília (em casa), Rio Preto (fora) e Sertãozinho (em casa). Assim, com mais sete partidas programadas, o time joseense ainda tem 21 pontos a serem disputados.
Em 2022
No campeonato do ano passado, com a mesma fórmula de disputa, a oitava vaga da zona de classificação foi conquistada pelo União Suzano, que somou 21 pontos e deixou o Bandeirante de Birigui em nono, com 19. Na fuga do rebaixamento, o antepenúltimo colocado foi o Sertãozinho que escapou somando 13 pontos. Ficaram abaixo da média os dois que caíram: Nacional de São Paulo, com nove pontos e Olímpia, oito.
Na foto (de Bruno Castilho/EC Taubaté), o atacante Raphael Macena recebe o abraço do também atacante Romarinho na comemoração do segundo gol dos 2 a 0 de domingo passado sobre o Linense.