A seleção brasileira enfrenta nesta segunda-feira, às 16h, a Coreia do Sul, pelas oitavas de final da Copa do Mundo no Catar. O duelo será no estádio 974, em Doha. A seleção avançou na primeira posição do Grupo G, com seis pontos em três jogos. A equipe de Tite vem de derrota com reservas para Camarões, no fim da primeira fase, e terá reforços importantes: Danilo e Neymar, recuperados de lesões sofridas na estreia. Alex Sandro, com uma lesão no músculo do quadril esquerdo, não se recuperou a tempo do jogo e ficará fora pelo segundo jogo consecutivo. A equipe que avançar neste confronto vai enfrentar nas quartas de final o vencedor de Japão e Croácia, que se enfrentam às 12h (de Brasília) desta segunda-feira, no estádio Al Janoub.
Ontem, em entrevista coletiva, o técnico português Paulo Bento, comandante da equipe sul-coreana, colocou a seleção brasileira como a principal força do torneio. Disse que o Brasil é o mais forte candidato a ser campeão do mundo. A Coreia do Sul chega às oitavas de final apenas pela terceira vez em sua história e a primeira desde 2010. Os sul-coreanos querem mais.
O objetivo é pelo menos chegar à mesma campanha de 2002, sediada pelos sul-coreanos junto aos japoneses, na qual foram semifinalistas. Os comandados de Paulo Bento já mostraram que têm brio para isso: na derrota para Gana, buscaram uma desvantagem de 2 a 0 no segundo tempo e não pararam de lutar, e mais tarde venceram Portugal de virada já nos acréscimos.
O jogo desta segunda-feira tem um intervalo de seis meses em relação à goleada brasileira na casa dos sul-coreanos. Foi no dia 2 de junho que Tite iniciou a preparação na data Fifa mais larga, que previa até mesmo amistoso com a Argentina na Austrália, mas terminou cancelado. Em dois amistosos, a seleção venceu tanto a Coreia do Sul (por 5 a 1) quanto o Japão (por 1 a 0), que é um possível adversário brasileiro nas quartas de final no Catar.
Escalação
A provável escalação do Brasil para enfrentar a Coreia do Sul é: Alisson; Éder Militão (ou Daniel Alves), Marquinhos, Thiago Silva, Danilo; Casemiro, Lucas Paquetá, Neymar (ou Fred); Raphinha, Vinícius Jr e Richarlison.