No início da noite desta quarta-feira (19), tomou posse a nova diretoria do Botafogo FC, depois que seu antigo presidente, Alfredo Cristovão, renunciou ao cargo. Eduardo Esteves, que era o vice, foi confirmado como novo presidente da diretoria.
Hermenegildo de Martin continua como presidente do conselho. Vinícius Fonseca é o tesoureiro e Daniel Pita Marques, o vice do conselho.
Entenda o caso
Na segunda-feira (17), Alfredo Cristovão, então presidente da diretoria do Botafogo FC, anunciou a sua renúncia do cargo. Com ele, também sairam, o empresário José Doniezete Caçola, diretor financeiro, e Raphael Magno Telles, diretor de futebol. Os motivos que levaram à decisão estão associados a um desgaste provocado pelo cargo que, segundo Cristovão, já atingiu a família e a sua empresa.
A renúncia é mais um capítulo da novela envolvendo Botafogo Futebol Clube e Botafogo Futebol SA. Alfredo afirmou, ainda, que há, dentro do Botafogo “forças ocultas que estão coagindo e prejudicando o Botafogo Futebol Clube”, sem nomeá-las, entretanto.
Alfredo Cristovão foi eleito em novembro de 2021, substituindo Osvaldo Festucci, que houvera assumido o cargo por ser vice de Dmitri Abreu, que também renunciou ao cargo de presidente do BFC, em dezembro de 2019. Ele não é o primeiro a alegar que sofre pressão ao deixar o cargo. Dmitri Abreu também alegou pressão intensa e prejuízos à vida pessoal para deixar o cargo.
Quando Dmitri deixou o cargo, toda sua diretoria, a exceção de Festucci, deixou o cargo juntamente com ele.