Vale Viver o Verão: Torneio de Basquete agita Ilhabela

basquete ilhabela
(Foto: Domn Oliver/TV THATHI SBT)

Cerca de 50 atletas das cidades de Ilhabela, São Sebastião e Caraguatatuba participaram do torneio de basquete no Ginásio Oscar Schmidt, em Ilhabela. O evento foi promovido pela Prefeitura do município em parceria com a TV Thathi SBT e Guaranita Cibal, no último sábado (11).

A competição foi realizada no modelo de jogo 3×3, composta por três atletas de cada time em quadra, mais um substituto. O jogo é disputado em uma área menor, na metade da quadra padrão, com uma só cesta, mantendo as marcações originais. Vence quem fizer mais pontos em 10 minutos ou fizer 21 pontos primeiro.

As delegações de Caraguatatuba e São Sebastião foram as grandes vencedoras do torneio de basquete. O time de Caraguá levou a melhor na categoria adulto masculino, enquanto as equipes de São Sebastião se sagraram campeões no sub-16 masculino e sub-15 feminino. Os vencedores ganharam brindes da Farma Conde, troféus e medalhas.

Andriel Alves Pereira, conhecido como Chicão, é jogador do time de Ilhabela. Ele contou que começou a jogar com 15 anos. Agora, com 25 anos, ele se recupera de uma lesão que sofreu na pandemia, e retornou para as quadras no torneio. Para Chicão, competições como essas são boas para incentivar os atletas da cidade.

“Geralmente a galera só joga com o pessoal da cidade, então ter uma competição que chama o pessoal de São Sebastião e Caraguá, ter essa interação e jogar com uma cara diferente, ter o coração batendo mais forte por ser uma competição é mais legal e incentiva a galera a querer ganhar”, disse.

Torneio de Basquete da Ilhabela
Chicão do time de Ilhabela – (Foto: Julia Lopes/TV THATHI SBT)

Mulheres no basquete

Torneio de Basquete da Ilhabela
Vitória, destaque do time de Ilhabela – (Foto: Julia Lopes/TV THATHI SBT)

O basquete ainda é visto como um esporte majoritariamente masculino, mas para a atleta Vitória Maria, de 18 anos, do time de basquete feminino da Ilha, isso é coisa do passado. Em Ilhabela, ela contou que isso vem mudando cada vez mais e que o basquete feminino na cidade está crescendo nos últimos anos. Para ela, torneios como este, que incentivam a participação de times femininos na competição, é muito importante.

“Fazer com que isso mude é importante e eventos como esse fazem parte desta mudança”, enfatizou. O destaque do time feminino da Ilha, Vitória, começou a jogar basquete com 14 anos e pretende continuar.

Luiz Carlos Pichot, diretor de esportes de Ilhabela, disse que a Secretaria de Esportes viu a necessidade de promover eventos como esse após a modalidade crescer muito na cidade. Pichot contou ainda que a base do basquete feminino em Ilhabela é muito forte, talentos são exportados para outros times do Estado de São Paulo. “Para nós é fundamental poder proporcionar esse tipo de evento para as meninas jogarem basquete aqui na cidade”, disse.

Veja as fotos do torneio de Basquete:

 

Edição: Nayara Francesco

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS