O Botafogo nem entrou em campo pela penúltima rodada da primeira fase do Paulistão, mas a torcida já teve motivos de sobra para comemorar com as partidas que foram realizadas na sexta-feira (15). Todos os concorrentes na luta contra o rebaixamento perderam os seus compromissos e o resultado que mais agradou ao Tricolor foi o tropeço do São Caetano, por 2 a 0, diante da Ferroviária, em Araraquara. Este resultado permite ao Botafogo se livrar matematicamente da degola no caso de uma vitória do time contra o Mirassol neste domingo (17), às 19h, no Estádio José Maria de Campos Maia.
Além do resultado negativo do São Caetano, o Bragantino, que tem 10 pontos, foi superado pelo Ituano, por 3 a 0, enquanto que o São Bento, lanterna com 4 pontos, caiu diante do Red Bull Brasil, por 3 a 2. “Temos que controlar a ansiedade de todos, tivemos uma semana boa e aliviada de treinamentos, que há muito tempo não acontecia, então temos que ter os pés no chão visando uma decisão de campeonato contra o Mirassol”, adiantou o técnico Roberto Cavalo.
Com 7 pontos, o Botafogo está atualmente fora da zona de rebaixamento e se vencer o Mirassol irá deixar o próprio adversário e principalmente o São Caetano para trás. O time já estaria a salvo se obtiver mais três pontos porque mesmo que na última rodada o Azulão vença o São Paulo e o Botafogo perca para o Santos, as duas equipes iriam ficar iguais em pontuação, mas o Pantera levaria vantagem no número de vitórias (3 contra 2). O São Bento, com 4 pontos, já está rebaixado.
Para o jogo mais importante do ano, o técnico botafoguense lamentou não poder contar com o atacante Felipe Saraiva. O jogador recebeu o terceiro cartão amarelo na rodada anterior e agora irá cumprir suspensão. Cavalo testou duas opções ao longo da semana para ocupar esta vaga. A primeira delas foi com Denílson em uma formação com três volantes, mas o rendimento do time não agradou. “Demos uma oportunidade ao Denílson com o time com três volantes e o treino não foi dos melhores. Não pelo Denílson, mas no geral o time não funcionou, pois não tivemos intensidade e a marcação não foi das melhores”, revelou o treinador.
Quem ganhou a vaga de Felipe Saraiva foi Ednei. Com isso, o Botafogo terá um time com três zagueiros, porém o comandante garante que isso não significa que será um Tricolor apenas preocupado com a questão defensiva em Mirassol. “Com três volantes atacamos com três atacantes: Erick, Nadson e Rafael Costa. Com três zagueiros, com a entrada do Ednei, nós atacamos com quatro porque o Bruno José joga na linha da frente e foi a primeira vez no treinamento que fizemos dois gols em um coletivo de 20 minutos”, disse.
A partida também terá uma atração especial nas arquibancadas. A torcida do Botafogo organizou uma grande caravana que levará 30 ônibus e mais uma grande quantidade de torcedores que irão com carros para Mirassol. Estima-se que mais de dois mil botafoguenses marquem presença no Maião. Preocupada com a movimentação dos torcedores do Pantera, a diretoria do Mirassol recorreu à Federação Paulista de Futebol para implantar o programa Futebol Sustentável e a torcida local poderá trocar garrafas pets por ingressos. Cinco mil ingressos foram colocados à disposição nesta promoção.
FICHA TÉCNICA
Mirassol x Botafogo
Campeonato Paulista – 11ª Rodada
17/03/2019 – 19h
Estádio José Maria de Campos Maia, em Mirassol
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira
MIRASSOL – Matheus Aurélio; Daniel Borges, Riccieli, Leandro Amaro e Alex Ruan; Léo Baiano, Wellington Simião, Jean Carlos e Maílton; Rodolfo (Felipe Augusto) e Carlão. Técnico: Moisés Egert.
BOTAFOGO – Darley; Ednei, Plínio e Naylhor; Bruno José, Willian Oliveira, Marlon Freitas, Nadson e Pará; Rafael Costa e Erick Luis. Técnico: Roberto Cavalo.