A Autoridade Portuária de Santos (APS) afirmou que as chuvas já estão interferindo nos números de movimentação no porto. Isso porque o mau tempo afetou os embarques de grãos vegetais, ainda que de forma leve. Mesmo assim, a fim de que a questão climática e outros possíveis problemas, internos e externos, não prejudiquem os números futuros, o setor começa a discutir caminhos e soluções para 2024. Uma das ações que vão abordar cenários e apontar soluções é o GBM Day.
Trata-se de um evento com palestras, que vai reunir o empresariado que trabalha com grãos, bem como organizações que atuam com transporte de cargas. O fórum ocorre no próximo dia 5, das 9 às 16h30, no Sheraton Santos, situado à Rua Guaiaó, número 70, no bairro da Aparecida.
Ao longo do seminário, um dos pontos debatidos será o uso da tecnologia e de inovações, para que o Porto consiga manter altos índices, batendo recordes, ainda que as conjunturas nacionais e internacionais, que enfrentam incertezas, não abalem os resultados.
De acordo com a APS, graças à safra do milho, os embarques aumentaram 29,6% em outubro passado. Com isto, ela contribuiu para que o Porto atingisse o crescimento de 2,7% em relação ao período entre janeiro e outubro de 2022. No entanto, a organização admitiu que o resultado poderia ter sido melhor, caso o clima fosse mais favorável. Afinal, segundo a Autoridade Portuária, a chuva “não favorece o embarque de grãos”.