Após 12 horas de julgamento, nesta quarta-feira (24), o ex-policial militar Valdinei Cecílio de Brito foi condenado a 24 anos e seis meses de prisão pelo assassinato do adolescente Luciano de Lima. A decisão ocorreu após mais de 10 anos da realização do crime.
Durante o depoimento, Valdinei afirmou em primeiro momento ter agido em legítima defesa, ressaltando que a vítima teria tentado lhe assaltar. Após investigação, no entanto, foi constatado que o disparo foi efetuado com uma arma da corporação e o policial estava de folga naquele dia.
Em contrapartida, em data próxima ao homicídio, um amigo do adolescnete falecido havia declarado à polícia que a vítima teria chutado um cone próximo a uma obra na avenida Patriarca, quando foi surpreendida pelo agente que morava nas proximidades.
O advogado que atua na defesa do ex-policial informou que vai recorrer da decisão e o PM, aguardando o julgamento do recurso em liberdade.
O caso
O assassinato ocorreu em 2012, quando a vítima de 15 anos foi baleada nas costas pelo ex-oficial. No momento do crime, o jovem andava de bicicleta com um amigo nas proximidades de um posto de combustível, no bairro Jardim Piratininga, localizado na zona Oeste.