As micro e pequenas empresas respondem por 96% do conjunto de empreendedores do país. Alvos de políticas específicas, são consideradas essenciais na economia, pois empregam 60% das pessoas economicamente ativas. Para movimentar seus negócios e incrementar as vendas, essas empresas mantêm páginas em redes sociais e 75% delas atribuem o aumento de suas receitas às transações realizadas por meio de novas ferramentas digitais, especialmente as redes sociais, segundo pesquisa realizada em 2017 pela Morning Consult, a pedido do Facebook, sobre a importância da rede social para os empreendedores.
Embora os dados acima representem um avanço, nem todos os micro e pequenos empresários têm noções de como a digitalização pode contribuir com suas receitas. Justamente para ajudar a transformar essa realidade, a Anhanguera promove, em Ribeirão Preto, o Impulsione com Facebook, nesta terça-feira (17).
Por meio de workshops gratuitos, o programa de desenvolvimento vai capacitar micro e pequenos empreendedores, profissionais liberais e amantes do mundo digital para o uso assertivo das ferramentas do Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp Business, além da palestra: Visão, Transformação e Inovação, ministrado por Fábio Alexandre Falquetti, professor e coordenador de curso da Faculdade Anhanguera de Ribeirão Preto.
Para Rosemary Amorim, diretora da Anhanguera, “o projeto é uma rica oportunidade para reconhecer o potencial das redes sociais como um dos principais canais de comunicação entre empresas e consumidores e entender como as ferramentas podem ampliar as oportunidades de negócios”, declara.
O Impulsione com Facebook percorre oito capitais brasileiras (Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Pernambuco, Pará e o Distrito Federal) e outras cidades do interior como Ribeirão Preto.
Digitalização
Mais de 130 milhões de brasileiros utilizam o Facebook todos os meses no Brasil. Dados do Instituto Locomotiva, em parceria com o Ibmec, revelam que micro e pequenas empresas que se digitalizam aumentam, em média, 20% o seu faturamento médio mensal. De acordo com o mesmo estudo, as ferramentas que as MPEs mais utilizam para crescer e gerenciar seus negócios são justamente o WhatsApp, Facebook e Instagram.
“O alto índice de engajamento é um dos motivos para apostar na ferramenta. Ao engajar a empresa nos canais digitais é possível conquistar novos mercados e aumentar o número de clientes, além de aumentar sua visibilidade diante dos concorrentes”, comenta Rosemary.
Para se inscrever, basta acessar o link: http://anhanguera.com/paginas/impulsione-com-facebook
Serviço
Impulsione com o Facebook
Data: 17 de setembro de 2019
Horário: 18h30
Local: Faculdade Anhanguera de Ribeirão Preto
Endereço: Avenida Eduardo Andréa Matarazzo, 891, Ipiranga
Inscrições: http://anhanguera.com/paginas/impulsione-com-facebook