Alguns utensílios podem ser manipulados por pessoas sem experiência, de forma prática e segura
O ambiente doméstico se torna cada vez mais flexível, servindo também como lugar de trabalho, e, para muitos, apenas como dormitório. Conhecer e investir em modelos de parafusadeira pode ser uma alternativa para realizar pequenos reparos em casa, dispensando contratar uma pessoa para isso, o que otimiza tempo e mantém os espaços funcionais.
Esse é apenas um exemplo das múltiplas ferramentas que fazem a diferença em um kit dentro de casa e que, mesmo não sendo usadas com frequência, podem salvar em momentos inesperados. Neste artigo listamos algumas ferramentas essenciais para reparos simples, mostrando as diferenças entre modelos que se parecem mas possuem usos exclusivos e as vantagens de cada uma.
Parafusadeiras e furadeiras
Quem já passou pelo processo de mudar de endereço, com certeza sabe a dor de cabeça que pode ser desmontar móveis e outras estruturas da casa sem o auxílio de ferramentas. Para solucionar esse problema, as parafusadeiras são uma verdadeira mão na roda na montagem e desmontagem de móveis, além de fixação de outros objetos e estruturas.
Parafusadeira sem fio
Geralmente acompanhando um kit maleta, esse tipo de parafusadeira é bastante prático, dispensa energia elétrica para funcionar e oferece um excelente desempenho, segurança e ergonomia, até mesmo para pessoas sem muita prática com esse tipo de equipamento.
Modelos ergonômicos
Para reparos um pouco mais complexos, as furadeiras e parafusadeiras ergonômicas se ajustam perfeitamente nas mãos, adicionando estabilidade e maior segurança na hora de furar superfícies mais rígidas, fixar parafusos maiores ou perfurar várias camadas de madeira, por exemplo.
Pregos e parafusos
Eles estão presentes em quase todo tipo de ambiente, mesmo que invisíveis. São responsáveis por manter móveis montados adequadamente, fixar estruturas temporárias ou auxiliar na decoração. Existem inúmeros tipos de pregos e parafusos, que podem ser usados com auxílio de parafusadeiras ou manualmente com chaves específicas.
Para fixação
Os pregos e parafusos de fixação são os mais comuns, encontrados em função do seu tamanho. Quanto maior for a espessura, mais firme será a fixação, especialmente para estruturas pesadas, como prateleiras, redes de balanço, móveis, entre outros.
Para acabamentos estéticos
Também cumprem a função de fixar objetos, mas são indicados para pendurar quadros, enfeites e outros itens com menor peso. Geralmente são usados em acabamentos de móveis, como laterais de cadeiras, mesas e armários, disfarçando a estética rústica do material.
Chaves de fenda
Elas são indispensáveis na hora de trocar, remover ou inserir parafusos em qualquer tipo de objeto ou superfície. Permitem o encaixe adequado do parafuso com o objeto e auxiliam na hora das manutenções regulares, como reforçar o encaixe de braços de poltronas, acessórios como prateleiras e até mesmo aparelhos eletrônicos.
A dica é ter em casa um kit com os principais tipos de chave de fenda, que permitam a manutenção em objetos com parafusos de diferentes modelos e tamanhos. Existem versões de kits onde basta trocar a ponta da chave para que ela se adapte à necessidade, economizando espaço e ganhando praticidade.
Martelos e alicates
Além de garantirem o manuseio adequado e seguro de parafusos e outros materiais de fixação, os martelos e alicates aumentam a eficiência da tarefa. Para reparos do dia a dia, um martelo de tamanho pequeno ou médio já é suficiente e um alicate padrão também permite diversos reparos com mais eficiência.
Na dúvida, opte por ferramentas de materiais mais duráveis, com hastes emborrachadas e no tamanho que seja útil para uma vasta opção de reparos. Considerar a compra de um kit básico de ferramentas é uma forma de não passar perrengue na necessidade de reparos, como troca de chuveiro, montagem de móveis ou manutenção de eletrônicos.