No evento de abertura do curso de formação dos aprovados no último concurso do INSS, o Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, trouxe à tona a realidade desafiadora da fila do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Contrariando sua promessa inicial de zerar a espera por um benefício até o final de 2023, Lupi agora enfatiza a complexidade da situação e estabelece uma nova meta para 2024.
Fila que não acaba mais!
Carlos Lupi revelou que, no momento, a espera pela análise de benefícios assistenciais ou previdenciários é de 49 dias. Apesar da queda significativa em relação ao início de 2023, ele reconhece que o desafio é contínuo devido ao alto volume de novos pedidos, que chegam a 1 milhão por mês.
A meta estabelecida para 2024 é reduzir o tempo de espera para 30 dias, permitindo que os benefícios sejam concluídos no mesmo mês em que são solicitados. O ministro destacou a importância de enfrentar esse desafio, mas ressaltou que ele nunca será totalmente eliminado devido ao constante fluxo de novos pedidos.
Metas anteriores não foram atingidas
Ao confrontar a promessa inicial de zerar as filas até o final de 2023,Lupi esclarece que sua intenção era estabelecer o prazo legal de 45 dias, não a eliminação completa da do problema. Ele atribui a redução de 80 a 100 dias para 49 dias no final de 2023 a esforços, automação e mutirões.
Após a redução do tempo de espera, Carlos destaca o próximo desafio: “humanizar” o atendimento do INSS. Esta nova etapa busca melhorar a experiência dos beneficiários, tornando o processo mais eficiente e acessível.
Situação tem provocado reações negativas
O ministro respondeu as críticas do presidente Lula sobre a “fila vergonhosa” e relembra a falta de recursos suficientes para zerar a espera em abril de 2023. O governo respondeu com a criação do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS), convertido em lei em novembro.
Esse cenário desafiador permanece no centro das atenções tanto da mídia, como das autoridade e segurados, com o ministro delineando metas realistas para 2024.
Enfrentar a demanda constante e humanizar o atendimento são passos cruciais para melhorar o serviço prestado pelo Instituto Nacional do Seguro Social. A eficácia dessas medidas determinará o sucesso na busca por um sistema mais ágil, transparente e acessível para os beneficiários.