RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Ford Maverick

Yuki Japah
Yuki Japah
"Jornalista automotivo e apaixonado por relíquias sobre rodas, sou o apresentador do programa 'Autofoco', onde mergulho no fascinante universo dos carros antigos. Minha missão é trazer a história, a beleza e a emoção por trás de cada clássico que cruza o meu caminho. Minhas viagens pelos corredores do tempo automotivo não se limitam a narrar fatos; elas buscam resgatar memórias, destacar detalhes singulares e celebrar a engenharia atemporal. Seja desvendando os segredos de modelos icônicos ou contando as histórias por trás de raridades automobilísticas, estou comprometido em levar os espectadores a uma jornada inesquecível pelo passado motorizado. Junte-se a mim no 'Autofoco', onde a nostalgia se encontra com a expertise jornalística, proporcionando uma visão única e apaixonada do mundo dos carros antigos. Vamos explorar juntos o legado sobre rodas que transcende o tempo e a quilometragem. "

O Ford Maverick foi lançado nos Estados Unidos em 1969, como uma resposta aos carros europeus e japoneses que estavam ganhando espaço no mercado americano.
O nome do carro é uma referência a um fazendeiro chamado Samuel Maverick, conhecido por não marcar seu gado com ferro quente. Isso levou a que qualquer animal não marcado fosse chamado de “maverick”. O emblema do carro apresentava a representação do chifre de um touro, em referência ao estado do Texas.

O Maverick foi projetado como um carro familiar compacto, de manutenção simples e aparência inspirada no Mustang, com um toque esportivo.
Em 17 de abril de 1969, foi lançado com um preço inicial de US$ 1.995, oferecendo 15 opções de cores e motores de seis cilindros de 2,8 e 3,3 litros. No primeiro ano, foram vendidas 579.000 unidades, quase 5.000 a mais do que o Mustang em seu primeiro ano de vendas.

No Brasil, a Ford já tinha dois modelos de sucesso, o Corcel e o Galaxie, que atendiam a diferentes faixas de preço. A montadora realizou uma pesquisa para determinar qual carro ocuparia a faixa intermediária do mercado. Foram apresentados quatro veículos – um Opala, um Corcel, um Maverick norte-americano e um Ford Taunus europeu – a 1300 consumidores em um evento secreto, sem distintivos ou logomarcas identificáveis. A pesquisa indicou o Taunus como o carro provável a ser bem recebido pelo público.

No entanto, a Ford não tinha os recursos necessários para produzir o Taunus no Brasil, pois a fábrica capaz de produzir o motor só estaria pronta em 1975. Além disso, a suspensão traseira independente do Taunus aumentaria os custos de produção, tornando o projeto inviável. Por esse motivo, a empresa decidiu ignorar a pesquisa e lançar o Maverick, aproveitando muitos componentes do Aero-Willys, como motor e transmissão.

O Maverick foi pré-apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo em 1972, mas só chegou ao mercado brasileiro em 1973. O modelo brasileiro era semelhante ao americano lançado em 1970, com exceção de um pequeno detalhe: o emblema não possuía o chifre de boi na letra “V”, como nos Estados Unidos. Essa mudança foi motivada pela polêmica gerada em relação ao teto solar do Fusca, que recebeu o apelido de “Cornowagen”.

Inicialmente, o Maverick estava disponível apenas na versão cupê de duas portas, mas o espaço limitado no banco traseiro não agradou imediatamente ao público. No entanto, a carroceria era ideal para a versão GT, equipada com câmbio de quatro marchas e alavanca no assoalho. O Maverick era oferecido em três versões: Super, Super Luxo e GT, esta última com motores V8 importados de 4,95 litros. As únicas opções de fábrica eram pintura metálica e direção hidráulica.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS