A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil lançou, nesta quarta-feira (14), a Campanha da Fraternidade de 2024. O tema deste ano é “Fraternidade e Amizade Social”, e o lema, “Vós sois todos irmãos e irmãs”.
O lançamento aconteceu na sede da entidade, em Brasília (DF). O lançamento, que aconteceu às 10 horas da manhã, foi procedido pela celebração da Santa Missa presidida pelo bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, na Capela Nossa Senhora Aparecida.
Em comunhão com a Carta Encíclica Fratelli tutti, do Papa Francisco, inspirada pela vida de São Francisco de Assis, a Campanha da Fraternidade 2024 busca fazer um caminho quaresmal em três perspectivas:
1 – Incentivar as pessoas a verem as situações de inimizade que geram divisões, violência e destroem a dignidade dos filhos de Deus;
2 – Impulsionar as pessoas a iluminar-se pelo Evangelho que as une como família;
3 – A agir conforme a proposta quaresmal, de uma conversão constante, promovendo o esforço para uma mudança pessoal e comunitária.
O Papa Francisco enviou uma mensagem para o lançamento da campanha:
“Infelizmente, ainda vemos no mundo muitas sombras, sinais do fechamento em si mesmo. Por isso, lembro da necessidade de alargar os nossos círculos para chegarmos aqueles que, espontaneamente, não sentimos como parte do nosso mundo de interesses (cf. FT 97), de estender o nosso amor a ‘todo ser vivo’ (FT 59), vencendo fronteiras e superando ‘as barreiras da geografia e do espaço’ (FT 1)“, diz trecho do comunicado.
E Francisco ainda acrescenta: “Desejo que a Igreja no Brasil obtenha bons frutos nesse caminho quaresmal e faço votos que a Campanha da Fraternidade, uma vez mais, auxilie às pessoas e comunidades dessa querida nação no seu processo de conversão ao Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, superando toda divisão, indiferença, ódio e violência“.