RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

G7 diz que Rússia cometeu crimes de guerra e pressiona contra ajuda de outros países a Moscou

Foto: Agência Brasil

O Grupo dos Sete (G7) divulgou comunicado nesta quinta-feira, 24, – após reunião de Cúpula para tratar da guerra na Ucrânia – em que afirma que trabalhará de forma conjunta para juntar evidências de que a Rússia cometeu crimes de guerra durante o conflito no Leste Europeu.

Segundo a nota, o cerco a cidades ucranianas e o impedimento de estabelecer corredores humanitários são “inaceitáveis”, e o G7 “dá boas-vindas” a investigações de órgãos internacionais, incluindo o Tribunal Penal Internacional. O grupo ainda instou a Rússia a cumprir a lei internacional e encerrar a ofensiva militar na Ucrânia.

Quanto à resposta das sete principais potência globais à guerra, o G7 disse ter reforçado hoje sua intenção de impor custos à Rússia e garantir a plena implementação das sanções já adotadas.

O G7 se comprometeu ainda a coordenar ações para que a Rússia não consiga contornar as medidas impostas contra sua economia, incluindo as transações com ouro feitas pelo Banco Central russo. “Não pouparemos esforços para que o presidente Vladimir Putin e outras autoridades sejam responsabilizados”, afirmou.

O comunicado também diz que o G7 ficará alerta quanto a qualquer ajuda que outros países proverem para que Moscou prossiga com a guerra. A entidade também alertou contra o uso de armas nucleares, biológicas e químicas pelos russos.

 

Agência Estado

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS