O Governo Federal autorizou R$ 430 milhões para ações emergenciais de enfrentamento da estiagem no interior do Rio Grande do Sul. A medida foi divulgada nesta quinta-feira (23), após uma reunião entre o presidente Lula e alguns ministros que apresentaram as demandas vinda de prefeitos das cidades afetadas, vereadores e deputados.
Segundo o governo, os recursos serão destinados às áreas da agricultura, desenvolvimento social e defesa civil. O valor total será dividido da seguinte maneira:
24 milhões vai ser destinado para famílias de baixa renda da região como um pagamento de até R$ 2.400; 100 milhões para apoiar as prefeituras na contratação de carros pipas para a distribuição de águas, cestas básicas, combustível e outros serviços; e 300 milhões será disponibilizado como linhas de credito para os pequenos agricultores prejudicados pelo fenômeno climático.
Conforme atualização mais recente da Defesa Civil, 317 municípios decretaram emergência devido à falta de chuva. Destes, 191 já tiveram a situação homologada pela União.