Groenlândia perde 5 mil km² de camada de gelo entre 1985 e 2022

Mar de gelo ao leste da Groenlândia. Foto: NASA Goddard Foto e Vídeo.

Um estudo publicado na Revista científica britânica Nature revelou que a Groenlândia – ilha autônoma dinamarquesa que fica entre o Atlântico Norte e o Oceano Ártico – perdeu mais de 5 mil km² de área de cobertura de gelo entre os anos de 1985 e 2022.

A área representa cinco vezes a área da cidade de São Paulo. Essa é a primeira estimativa completa da perda da calota de gelo, a partir de mais de 200 mil dados de satélite e inteligência artificial (IA), das posições das geleiras para analisar as mudanças ao longo do tempo.

Alex Gardner, cientista do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa e coautor do estudo, afirmou à Reuters que os métodos anteriores de análise não eram tão precisos, e subestimavam as perdas da cobertura de gelo em até 20%.

O encolhimento da área apontado no estudo reflete a perda das extremidades de geleiras que se desprendem por causa do aquecimento do clima, o que resulta no recuo das bordas de gelo e o desmoronamento no mar.

A calota de gelo da Groenlândia é uma das duas únicas camadas remanescentes no mundo. Se todo o gelo da ilha derreter, o nível do mar subirá 7,5 metros.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS