Cuidados em dias de temperaturas mais baixas ajudam a diminuir os riscos à saúde do bebê, como dermatites e rinite alérgica.
Com a chegada do inverno, pais e responsáveis tiram cobertores, toucas, meias e agasalhos dos armários para proteger as crianças do frio. A queda das temperaturas alerta para a necessidade de atenção à saúde do bebê e aos cuidados com o quarto infantil.
A estação é marcada pela falta de umidade, o que favorece o acúmulo de ácaros e pode comprometer a pele e a respiração das crianças. De acordo com o Ministério da Saúde, essa é a época do ano com maior incidência de dermatites e doenças respiratórias, como rinite alérgica e asma.
Por esse motivo, é recomendável que pais e responsáveis tomem precauções para garantir que o inverno seja o mais saudável possível. Deixar o ar do quarto circular, higienizar as roupas de frio antes de usá-las e reforçar a hidratação são algumas das práticas que ajudam a minimizar os riscos à saúde.
Deixe o ar circular
Uma das dicas para melhorar a umidade do quarto do bebê é deixar o ar circular. A prática reduz os riscos de doenças respiratórias e problemas na pele. Durante os momentos em que a criança não estiver no cômodo, abra as janelas e deixe o vento entrar.
No entanto, quando o bebê estiver no quarto, o ideal é mantê-lo fechado para que a frente fria não acarrete problemas respiratórios.
Higienize roupas e cobertores guardados
É comum que mantas, cobertores, toucas e agasalhos sejam guardados no fundo do armário durante as estações mais quentes e retiradas apenas nos dias de inverno. Por isso, antes de usá-los, é fundamental ter atenção especial com a higienização.
De acordo com informações da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), as peças de roupa guardadas por muito tempo podem conter ácaros que provocam dermatites. Como os bebês têm a pele mais sensível, o cuidado de lavar cada peça antes do uso deve ser seguido à risca.
Mantenha o bebê aquecido
Os cuidados na hora de vestir o bebê também merecem atenção. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é preciso mantê-lo aquecido e confortável.
Para isso, a orientação é vesti-lo em camadas, priorizando que as primeiras peças sejam de algodão para não irritar a pele. Uma boa combinação pode ser feita com o body de manga longa por baixo de um conjunto com blusa e calça, seguido de um casaco.
Proteger mãos, pés e cabeça também é necessário. Luvas, meias, sapatinhos e gorros são indicados, sobretudo, para sair de casa. Durante o inverno, é recomendável que os passeios ocorram no horário entre 10 e 17 horas, quando a temperatura está mais amena.
Reforce a hidratação
A hidratação é fundamental em qualquer época do ano, mas no inverno tende a ser esquecida pelas pessoas. Segundo a SBD, é importante garantir que os bebês estejam hidratados interna e externamente.
Para isso, orienta que pais e responsáveis incentivem as crianças que já iniciaram o consumo de água a beber o líquido mesmo quando não há sede. Em relação à hidratação da pele, a SBD recomenda aplicar um hidratante suave e sem perfume, diariamente, após o banho. O cuidado mantém a pele nutrida por mais tempo.
Sobre o banho, o órgão informa que deve ser morno, rápido e com o uso de sabonetes suaves e hipoalergênicos.
Troque as fraldas com frequência
Trocar as fraldas do bebê com mais frequência diminui os riscos de dermatites, segundo a SBD. No inverno, é preciso redobrar a atenção e verificar, sempre que possível, se a criança já fez suas necessidades para poder ser higienizada corretamente.
Além disso, ao colocar a fralda limpa, é preciso certificar-se de que ela não esteja muito apertada para não causar irritações. De acordo com o D’Or Mais Saúde, o mercado disponibiliza uma variedade de produtos que contempla diferentes tamanhos, modelos e capacidade de absorção.
A SBD reforça, ainda, a necessidade de adotar um método de prevenção às assaduras no inverno, conforme a indicação do médico pediatra.