Lula segue com 44% e Bolsonaro com 32% no 1º turno, aponta IPEC

Com 44% das intenções de voto, o ex-presidente Lula lidera a disputa pelo Palácio do Planalto. Ele é seguido pelo presidente Jair Bolsonaro, com 32%. Os números são da pesquisa eleitoral para presidente divulgada ontem pelo Ipec. Ainda segundo o Ipec, Ciro Gomes tem 7%, Simone Tebet tem 3% e Felipe d’Ávila aparece com 1%. Brancos e nulos somam 7% e 6% não sabem ou não responderam.

Vera Lúcia, Eymael, Léo Péricles, Pablo Marçal, Sofia Manzano, Soraya Thronicke e Roberto Jefferson foram citados pelos pesquisadores, mas não alcançaram 1% das intenções de votos.

Em caso de 2º turno entre Lula e Bolsonaro, o petista tem 50% das intenções de voto; enquanto o atual presidente aparece com 37%.

Essa é a primeira pesquisa voltada para a eleição presidencial realizada pelo Ipec após o início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão e as sabatinas do Jornal Nacional, da TV Globo. O último levantamento havia sido divulgado no dia 15 de agosto. Nele, Lula e Bolsonaro apareciam com os mesmos percentuais, ou seja, a diferença de 12 pontos continua, o que indica estabilidade no cenário.

Governo Bolsonaro – O instituto pediu uma avaliação da administração de Jair Bolsonaro. No começo do mês, 29% consideravam a gestão Bolsonaro ótima ou boa; agora, 31%. A avaliação regular caiu de 26% para 24%. Outros 43% avaliavam a administração Bolsonaro ruim ou péssima; o índice continua o mesmo.
O instituto também avaliou a maneira como Jair Bolsonaro governa o país. Na primeira pesquisa, 37% dos entrevistados aprovavam a maneira de Jair Bolsonaro governar; agora são 38%. Já 57% desaprovavam; o percentual se manteve.

Contratada pela TV Globo, a pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 28 de agosto e entrevistou 2000 eleitores presencialmente. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-01979/2022. A pesquisa tem 2 pontos de margem de erro para cima e para baixo.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS