Ives Gandra Martins Filho acredita em “autocontenção do Judiciário”

Diego Amorim
Diego Amorim
Diretor-executivo da Novabrasil FM na capital federal. Jornalista entre os 10 mais premiados da história de Brasília. Autor de ‘Filho de pandemia’.
Plenário do Senado Federal durante sessão solene do Congresso Nacional destinada à promulgação da Emenda Constitucional nº 92, de 2016, que reconhece o TST como órgão do Judiciário.Em pronunciamento, presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Ives Gandra Martins da Silva Filho.Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

No último dia 17, durante a inauguração da nova sede da rádio Novabrasil FM em Brasília, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho Ives Gandra Martins Filho concedeu uma entrevista exclusiva à nossa repórter e apresentadora Hariane Bittencourt.

Na entrevista, o ministro demonstrou, por exemplo, preocupação de que a reforma trabalhista, aprovada no governo de Michel Temer com o apoio dele, seja revogada.

Ele destacou, no entanto, o fato de o Congresso eleito para a próxima legislatura ser mais conservador do que o atual, levando-o a crer que poderá haver o que o ministro chamou de “equilíbrio”.

Ives Gandra Martins Filho também falou do seu temor quanto ao retorno da contribuição sindical obrigatória, que ele considera que vá ser o principal “cavalo de batalha” do novo governo Lula na área trabalhista.

Por fim, o ministro disse que, no início do próximo ano, após Lula assumir o Palácio do Planalto, haverá uma “autocontenção do Judiciário” e será um “tempo de diálogo”.

No último sábado, o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, disse que a volta do chamado “imposto sindical” e a revisão nas regras que deram mais peso para as negociações coletivas não são pontos da reforma trabalhista que devem ser revistos.

“Não tem nenhuma reforma a ser desfeita. A reforma trabalhista é importante. Não vai voltar imposto sindical”, afirmou Alckmin, durante participação no Fórum Esfera Brasil, no Guarujá (SP). A conferir.

Assista clicando abaixo à íntegra da coluna Conexão Brasília que foi ao ar em 29 de novembro no Nova Manhã, para os ouvintes da Novabrasil FM em todo o país (a coluna vai ao ar às 7h, de segunda a sexta):

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS