Nesta quarta-feira (8), a primeira-dama Janja da Silva disse que é alvo de mentiras e é mais ameaçada nas redes do que o presidente Lula (PT). Em sessão solene no Senado, ela recebeu hoje o diploma Bertha Luz, em homenagem a defensoras da igualdade de gênero no Dia Internacional da Mulher.
“Tenho sido o principal alvo de mentiras, ataque a honra e ameaça nas redes. Até mais que o presidente. Sei que muitas de vocês passam pela mesma e terrível experiência de ter seu nome, corpo e vida expostos de forma mentirosa”.
Ela acrescentou que a média de representatividade feminina no Congresso brasileiro é menor que a média registrada em outros países do mundo democrático.
“Precisamos estar representadas nos espaços de decisão. Na Câmara, ocupamos apenas 17,7% das cadeiras. Nesta Casa, apenas 16%. Estamos abaixo da média mundial de 26%, segundo dados da União Interparlamentar”.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, destacou a criação da bancada feminina na Casa em 2021 e afirmou ter sido “uma das maiores conquistas” da primeira gestão dele na Presidência.