O Jardim Santa Mônica, na região Norte, começou a receber obras para ampliar a captação de água da chuva e, com isso, reduzir os riscos de alagamento. O trabalho, executado pela Secretaria de Serviços Públicos de Campinas, teve início na segunda-feira, 26 de janeiro, com previsão de uma semana de duração.
O engenheiro civil da Coordenadoria de Administração Regionais (Coar), da Secretaria de Serviços Públicos, Paulo Henrique Lima, explica que estão sendo ampliadas as caixas de boca de lobo, que são ligadas à tubulação de galerias pluviais, para que tenham mais capacidade de receber as águas da chuva e melhorar o escoamento. O trabalho está sendo executado entre as ruas Leônidas de Castro Serra e Gustavo Stuart.
“Estamos aumentando a capacidade de vazão na caixa existente e construindo duas caixas de captação, com gradis maiores, de 1,50 x 0,50 metro. O objetivo é ampliar a captação de água e evitar alagamentos”, explica o engenheiro.
Na obra, há oito pessoas trabalhando e utilizando máquinas como retroescavadeira e caminhão truck. O bairro já tem rede de galeria pluvial.
O sistema de drenagem, composto por caixas de captação, galerias pluviais, guias, sarjetas e bocas de lobo, fundamentais para o escoamento da água da chuva. Também é essencial que os cidadãos colaborem e não descartem lixo no chão, em córregos e em terrenos, públicos ou privados. Os resíduos podem ser levados pela água da chuva e entupir as bocas de lobo e dificultar o escoamento.


