O assunto para começar a última semana de novembro 2023 é o Novo Minha Casa, Minha Vida. Na última quarta-feira, foi anunciada a primeira seleção de propostas do programa direcionada à faixa 1, para famílias com renda de até 2 salários-mínimos.
São 184 mil unidades habitacionais, selecionadas pelo Ministério das Cidades, distribuídas por 560 municípios de todos os estados brasileiros.
Além disso, mais 3 mil e quinhentas casas irão para famílias que perderam seus únicos imóveis – por emergência, obras públicas ou calamidade– no Acre, Amazonas, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.
O minha Casa Minha vida para quem ganha até 2 salários mínimos – 2mil 640 reais em valores atuais – havia sido extinto no governo anterior. Com a demanda reprimida, o Ministério das Cidades recebeu propostas para mais de 900 mil habitações.
Por isso, já estão previstas novas seleções para os próximos três anos. Ao longo de sua existência, o Minha Casa, Minha Vida já entregou 6 milhões de residências -o que faz dele o principal programa habitacional da história do Brasil e um dos maiores do mundo.