Neste sábado (4), chegaram ao centro histórico de Ilhabela três navios de cruzeiro, com aproximadamente 5,3 mil passageiros, entre argentinos, americanos e ingleses.
A temporada de navios de cruzeiros em Ilhabela iniciou no dia 31 de outubro do ano passado e irá até abril deste ano.
A temporada de transatlânticos também é uma ferramenta importante para aquecer a economia local e segue com paradas previstas até o mês de abril, com estimativa de receber mais de 200 mil visitantes durante o período.
A projeção é que sejam injetados cerca de R$ 100 milhões na economia da cidade com o consumo em restaurantes, bares, cafés, passeios turísticos, contratação de guias de turismo, serviços de transfers, táxi, compra de souvenires, artesanatos e roupas.
O prefeito Toninho Colucci esteve na Vila para recepcionar os turistas. “Garantir a retomada da nossa indústria, que é o turismo, é função de um gestor público corajoso e principalmente responsável. Sabemos que vai chover como chove todo ano e que com isso, também corrermos riscos, mas precisamos trabalhar para mapear e controlar as áreas de risco sem prejudicar nosso turismo, pois do contrário teremos pessoas desabrigadas e também desempregadas, o que não será bom para ninguém”, finaliza Colucci.
As chuvas típicas da estação trouxeram transtornos para a região, mas, segundo o poder público de Ilhabela, todas as providências necessárias para mitigar os danos já estão em andamento. Na última sexta-feira (3), por exemplo, a Prefeitura liberou o tráfego de veículos pesados em toda extensão da SP 131 na região sul da cidade após intervenções emergenciais.
Estradas de acesso ao litoral também estão liberadas e a travessia de balsas opera com normalidade.
Turistas colombianos
A Colômbia também está na rota de turismo de Ilhabela. No final de fevereiro deste ano, a Prefeitura participou da 42ª Vitrina Turística “Anato”, a principal feira de turismo da Colômbia, realizada na cidade Bogotá.
Esta é uma das principais feiras de turismo da América Latina, reunindo a oferta de serviços turísticos de diferentes destinos do mundo. A feira é voltada a empresas e profissionais da cadeia produtiva do turismo, com foco na geração de negócios.
Para o prefeito Toninho Colucci participar da Anato é de grande importância para Ilhabela. “Acompanhamos as análises de mercado feitas pela Embratur. Os colombianos estão voltando a viajar e buscam praias, natureza e cultura. Mostramos que Ilhabela atende perfeitamente o perfil deste turista e que estamos próximos à principal rota de chegada dos colombianos ao Brasil, o Aeroporto Internacional de Guarulhos”.
Harry Finger, secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela destaca o potencial do mercado colombiano. “São cerca de 27 voos semanais direto da Colômbia para Guarulhos. Segundo a Embratur, a Colômbia é um dos principais destinos emissores de turistas para o Brasil, o ingresso de colombianos em nosso país cresceu 202,85% em 2022 comparado a 2021, chegando a 84.470 turistas. A tendência é que esse número continue aumentando, uma vez que ainda está abaixo do período pré-pandemia. Precisamos fazer parte deste momento de retomada do mercado colombiano, colocando Ilhabela no mapa de viagens deste turista”.
*Edição: Nayara Francesco