O livro ‘Economia Emocional: O segredo para uma vida financeira saudável e equilibrada’ é uma ótima opção de leitura que orienta os leitores a organizar melhor a vida financeira e evitar endividamentos. A obra lançada em 2024 pela Editora Hagnos com o selo editorial ‘United Press’ foi escrita pela jornalista e especialista em finanças pessoais Patrícia Lages.
O livro aponta o que mais tem prejudicado os brasileiros e causado endividamentos, refletindo em 72,6 milhões de inadimplentes no Brasil. A autora propõe uma nova visão por meio de reflexões profundas voltadas espacialmente para as mulheres, divididas em três partes, a desconstrução dos mitos, autoconhecimento e transformação.
Patricia destaca duas questões principais que prejudicam a população, principalmente as mulheres, como sendo as crenças equivocadas a respeito da riqueza, e não saber lidar com as próprias emoções. Pensamentos enraizados como: “riqueza não traz felicidade”, “o dinheiro é a raiz de todos os males”, e se deixar levar pela opinião, expectativa e influência de terceiros podem afastar as pessoas da prosperidade sem que elas mesmas percebam.
O cérebro humano trabalha para nos manter em segurança, logo, se desenvolvemos crenças negativas sobre o dinheiro, involuntariamente, tomaremos decisões que afastarão essa “ameaça” de nós. O conceito é simples: crenças equivocadas geram pensamentos equivocados, que provocam emoções negativas, más decisões e resultados ruins. A repetição automática desse ciclo tem causado prejuízos a milhões de brasileiros.
Uma pesquisa de setembro de 2024 mostra prejuízos não somente financeiros, mas psicológicos para os brasileiros. “60% dos endividados desenvolveram ansiedade, 57% problemas de autoestima e 55% dificuldades na qualidade do sono” (Pesquisa encomendada pelo Serasa, ao Instituto Opinion Box, com 1.766 consumidores de todo país em – setembro/2024) – Revista Consumidor Moderno
Economia Emocional mostra que é possível fazer as pazes com o dinheiro, nos libertando do peso das expectativas dos outros (sejam de pessoas ou da sociedade como um todo) sobre nós. “Meu objetivo é que, ao concluir a leitura, cada leitora perceba uma mudança real em si mesma, equilibrando razão e emoção na medida certa, para fazer as melhores escolhas, tanto na vida financeira, quanto na carreira profissional”, afirma Patricia Lages.




