O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne nesta sexta-feira com 37 ministros do governo na primeira reunião ministerial de seu terceiro mandato.
O encontro com os 37 ministros começou com discurso de Lula e o petista afirmou que a gestão dele tem uma tarefa árdua, mas nobre. O chefe do Executivo deixou um aviso para seus ministros que “Quem fizer algo errado, será convidado a deixar o governo”. A declaração ocorre no momento em que informações vieram à tona que a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, mantém elo político com ao menos três acusados de chefiar milícias no Rio de Janeiro.
Lula enfatizou também que o governo não tem “pensamento único” e que é necessário “esforço” de todos os ministros para superar as divergências e atingir os resultados prioritários.
Segundo o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), a primeira reunião de ministros dará a “partida” à nova gestão.
Entre os temas que devem ser discutidos estão a coordenação do governo, a situação das obras de cada ministério e as ações a serem tomadas, além da relação com outros entes federativos.
De acordo com Padilha, os ministros também discutirão com Lula medidas que estão avaliando tomar nos primeiros 100 dias, a partir dos relatórios produzidos pelos grupos técnicos de trabalho da transição.