O martelo foi batido e, embora em política tudo possa mudar muito rapidamente, este corneta ousa cravar a informação que já havia dado, em primeira mão, na semana seguinte da eleição de 15 de novembro: Alessandro Maraca (MDB), com as bençãos do deputado federal Baleia Rossi (MDB), será o novo presidente da Câmara da cidade. A composição já foi feita com o PSDB, que deverá indicar Bertinho Scandiuzzi como vice-presidente. Os outros três cargos da Mesa Diretora ainda estão sendo definidos.
Grupão
Maraca deve ser eleito por um grupo de pelo menos 14 vereadores, segundo as contas deste corneta. Mas pode ser mais. A parte curiosa vai ser ver o posicionamento dos novos parlamentares, em especial dos mais aliados ao campo progressista.
Acordão
E como o palpite é livre, o corneta acrescenta: os próximos presidentes da Casa devem ser Renato Zucolotto (PP) e Jean Corauci (PSB). A conferir.
Malas prontas
O atual secretário da Fazenda de Ribeirão Preto, que deixará o cargo em 1º de janeiro, já tem um novo emprego. Manoel de Jesus Gonçalves, que é presidente do PSDB em São José do Rio Preto, vai comandar a secretaria de Habitação daquela cidade.
MDB na veia
Gonçalves irá atuar na administração de Edinho Araújo (MDB), que participou do governo de Dilma Rousseff como ministro-chefe da secretaria de Portos, em 2015.
Sem nome
O substituto de Manoel em Ribeirão ainda não foi definido. À boca pequena, cresce a chance de Afonso Reis Duarte, que faz bom trabalho à frente do Daerp, assumir a pasta. Vale lembrar que ele já atuou como secretário da Fazenda durante o governo Welson Gasparini (2004-2008)