RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Masters de Toronto põe Fonseca entre candidatos a repetir mística

O tenista brasileiro João Fonseca é o nono colocado desse ranking da mística do torneio e o único representante fora do top 40

Joao Fonseca durante a partida de tênis | Foto: Richard Callis /Fotoarena/Folhapress
Joao Fonseca durante a partida de tênis | Foto: Richard Callis /Fotoarena/Folhapress

O Masters 1000 de Toronto chega em 2025 com uma escrita curiosa: os três últimos vencedores conquistaram o primeiro grande título da carreira no torneio. Por isso, o site oficial do campeonato elencou os favoritos a manter o tabu neste ano —com o brasileiro João Fonseca entre os candidatos.

MÍSTICA DOS CAMPEÕES EM TORONTO

Alexei Popyrin, Jannik Sinner e Pablo Carreno Busta ainda não possuíam títulos de tal calibre até se sagrarem campeões no Canadá. O australiano conquistou o torneio no ano passado, quando estava fora do top 50; o italiano faturou a taça em 2023 e deu início à sua corrida até virar o número 1; enquanto o veterano espanhol surpreendeu há três anos ao vencer seu primeiro e único Masters 1000.

A coincidência inspirou a competição e elencou dez candidatos a manter essa mística. O torneio reuniu dez entusiastas do tênis para elaborar a lista com base em quem eles acreditam que podem “reivindicar” em Toronto o primeiro Masters 1000 da carreira.

João Fonseca é o nono colocado desse ranking e o único representante fora do top 40. Atual número 47 do mundo, o carioca fará a sua estreia no principal torneio canadense e tem a presença na terceira rodada em Miami como sua melhor campanha em um Masters 1000. Até o momento, ele foi campeão do ATP 250 de Buenos Aires, do Next Gen, e de três Challengers (Phoenix, Camberra e Lexington).

Muitos olhos devem estar voltados para Fonseca, já que o adolescente brasileiro faz sua estreia em Toronto. O jovem de 18 anos não foge de um grande evento, tendo chegado à terceira rodada em Roland-Garros e Wimbledon.

O carioca também conquistou seu 1º título ATP em Buenos Aires, derrotando o favorito da casa Francisco Cerundolo na final. Se o jovem Jakub Mensik conseguiu erguer o troféu em Miami, não duvide que Fonseca possa fazer o mesmo em Toronto.Site do Masters 1000 de Toronto

O brasileiro de 18 anos foi mencionado junto de integrantes do top 10 e outros nomes de destaque do circuito. Quem encabeça a lista é o norte-americano Ben Shelton, atual 8º da ATP e que vem das quartas de final de Wimbledon. O australiano Alex de Minaur (#13) e o italiano Lorenzo Musetti (#7) completam o “pódio”.

Fonseca é o 37º tenista mais bem ranqueado na disputa canadense. O torneio sofreu com uma série de desistências, entre elas a da trinca Sinner-Alcaraz-Djokovic, devido a lesões e ao calendário recheado de grandes eventos a seguir —Masters 1000 de Cincinatti e US Open até o final de agosto.

O sorteio da chave principal será realizado na tarde desta sexta-feira (25). A definição do chaveamento e dos confrontos ocorre a partir das 13h (de Brasília). A primeira rodada começa no domingo, dia 27.

CANDIDATOS A REPETIR A MÍSTICA NO MASTERS 1000 DE TORONTO

*Segundo o próprio site do torneio

  • Ben Shelton (#8)
  • Alex de Minaur (#13)
  • Lorenzo Musetti (#7)
  • Frances Tiafoe (#11)
  • Flavio Cobolli (#18)
  • Denis Shapovalov (#28)
  • Félix Auger-Aliassime (#27)
  • Gabriel Diallo (#35)
  • João Fonseca (#47)
  • Alexander Bublik (#30)

ANDRÉ MARTINS / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS