Megaoperação de limpeza no Réveillon em Santos retira 67 toneladas de lixo das praias

Após a festa de Réveillon, em Santos, a prefeitura da cidade realizou uma megaoperação de limpeza realizada durante a madrugada do primeiro dia de 2024. Entre 3h e 6h, praticamente um exército da faxina passou pelo local para retirar as marcas da festa da virada. Foram recolhidas 67 toneladas de lixo, representando 48,8% a mais do que o ano passado.

Na virada anterior, o mesmo serviço realizado na madrugada removeu 45 toneladas de resíduos. De acordo com o coordenador da operação, o engenheiro agrônomo Marco Aurélio Neves da Silva, a diferença se deve em parte a um aumento de pessoas na festa e maior tempo de permanência do público na faixa de areia.

“Às 6h da manhã ainda tínhamos grande concentração de pessoas entre os canais 2 e 3 e entre o 4 e 5”. 

Apesar do aumento, a operação ficou dentro do prazo programado. “Conseguimos deixar tudo pronto no tempo previsto para que santistas e turistas pudessem aproveitar o primeiro dia do ano com praia limpa e tranquilidade”.

No ano passado, ao longo de todo o primeiro dia do ano a coleta totalizou 60 toneladas. 

O esquema especial contou com 545 trabalhadores na faixa de areia, jardins, avenidas e todo o entorno da orla, desde o limite com São Vicente até a Ponta da Praia, além de outros pontos que também precisaram de atenção extra.

Foram mobilizados ainda 20 caminhões coletores, duas retroescavadeiras, duas pás carregadeiras, além de tratores e outros veículos. 

As câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO) da Prefeitura contribuíram para monitorar o trabalho e facilitar o deslocamento das equipes para pontos onde havia maior concentração de sujeira, na maioria, garrafas pet, copos de plástico e garrafas de vidro.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS