RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

MIS Experience vai fechar as portas menos de quatro anos após ser inaugurado

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O MIS Experience vai fechar as portas no final deste mês. A medida ocorre após a Fundação Padre Anchieta, dona do imóvel em que o museu está localizado, decidir não renovar o contrato de locação.

O espaço fica em uma antiga marcenaria da TV Cultura, na zona oeste de São Paulo. Segundo interlocutores ouvidos pela coluna, que participaram das reuniões, a Fundação Padre Anchieta tem outros planos para o uso do imóvel.

Dessa forma, a atual exposição em cartaz, “Michelangelo: O Mestre da Capela Sistina”, que se encerra no próximo dia 25, será a última a ocupar o galpão.

Por ora, não há planos para transferir o projeto, que custou R$ 8,5 milhões, para outro local. Apesar de lamentarem a decisão, pessoas ligadas à administração do MIS Experience afirmam que o espaço tinha custos altos de manutenção.

Além disso, há a sensação de que o museu cumpriu sua função. Inaugurado em 2019 como um braço do MIS (Museu da Imagem e do Som), ele trouxe para a capital paulista a primeira exposição imersiva de sua história, com projeção de obras de artistas em larga escala.

Desde então, esse tipo de mostra se multiplicou e virou aposta de diversos espaços culturais da cidade -e, hoje, ocupa até mesmo shopping centers.

O MIS Experience se inspirou no Atelier des Lumières, em Paris, onde os visitantes são convidados a mergulhar em obras como a “Noite Estrelada”, de Van Gogh, ou “O Beijo”, de Gustav Klimt.

O MIS e o MIS Experience, assim como o Paço das Artes, são atualmente geridos pela Associação Cultural Ciccillo Matarazzo, mas o contrato vai ser encerrado em agosto.

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo vai publicar um novo edital de chamamento público para a gestão dos museus.

MANOELLA SMITH / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS