RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Mobilização intensa após ressaca gigante limpa orla de Santos e mantém cidade em alerta

Foto: Prefeitura Municipal de Santos

Equipes com mais de 300 profissionais atuam nos reparos após ondas de quase 4 metros causarem estragos na orla, maré continua alta até quinta-feira.

Após uma forte ressaca atingir a orla de Santos entre a terça-feira (29) e a madrugada desta quarta-feira (30), a Prefeitura deu início a uma grande mobilização com maquinário pesado e centenas de trabalhadores para limpar e recuperar os trechos afetados. As ondas chegaram a quase quatro metros e causaram estragos significativos em vários pontos da cidade, especialmente entre os canais 4 e 6.

Equipes da Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref) e da empresa Terra Santos atuam desde as primeiras horas do dia com tratores, pás mecânicas e caminhões basculantes, removendo areia, entulho e vegetação arrancada pela força do mar. A operação deve continuar até que toda a área esteja segura para circulação de pedestres e veículos.

A força-tarefa reúne 328 profissionais, sendo 208 da Terra Santos e 120 da Sepref, além de 16 fiscais, 192 ajudantes, 16 caminhões basculantes e uma pá carregadeira. Segundo a Prefeitura, a estimativa é que os trabalhos completos de recuperação durem cerca de um mês.

A ressaca provocou a queda de muretas, afundamentos em calçadas, além do tombamento de lixeiras e bancos públicos. Os maiores danos foram registrados entre os canais 4 e 6, mas frentes de trabalho também estão concentradas na região da Ponta da Praia.

Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram

  Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo

  Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos

Apesar do impacto visual e do acúmulo de lixo, a Defesa Civil informou que não houve feridos nem grandes danos estruturais. Ainda assim, o alerta se mantém. Conforme o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta), a previsão é de ondas acima de 3 metros até a madrugada de quinta-feira (31).

Durante a manhã desta quarta (30), as ondas ainda alcançaram 3,07 metros, com maré alta registrada às 5h, chegando a 2,10 metros. A velocidade do vento atingiu 81,69 km/h às 4h30.

As autoridades recomendam evitar a orla até a normalização da maré, que deve começar a recuar gradualmente a partir de sexta-feira (1º), caso se confirmem as previsões meteorológicas.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS