Equipes com mais de 300 profissionais atuam nos reparos após ondas de quase 4 metros causarem estragos na orla, maré continua alta até quinta-feira.
Após uma forte ressaca atingir a orla de Santos entre a terça-feira (29) e a madrugada desta quarta-feira (30), a Prefeitura deu início a uma grande mobilização com maquinário pesado e centenas de trabalhadores para limpar e recuperar os trechos afetados. As ondas chegaram a quase quatro metros e causaram estragos significativos em vários pontos da cidade, especialmente entre os canais 4 e 6.
Equipes da Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref) e da empresa Terra Santos atuam desde as primeiras horas do dia com tratores, pás mecânicas e caminhões basculantes, removendo areia, entulho e vegetação arrancada pela força do mar. A operação deve continuar até que toda a área esteja segura para circulação de pedestres e veículos.
A força-tarefa reúne 328 profissionais, sendo 208 da Terra Santos e 120 da Sepref, além de 16 fiscais, 192 ajudantes, 16 caminhões basculantes e uma pá carregadeira. Segundo a Prefeitura, a estimativa é que os trabalhos completos de recuperação durem cerca de um mês.
A ressaca provocou a queda de muretas, afundamentos em calçadas, além do tombamento de lixeiras e bancos públicos. Os maiores danos foram registrados entre os canais 4 e 6, mas frentes de trabalho também estão concentradas na região da Ponta da Praia.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
Apesar do impacto visual e do acúmulo de lixo, a Defesa Civil informou que não houve feridos nem grandes danos estruturais. Ainda assim, o alerta se mantém. Conforme o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta), a previsão é de ondas acima de 3 metros até a madrugada de quinta-feira (31).
Durante a manhã desta quarta (30), as ondas ainda alcançaram 3,07 metros, com maré alta registrada às 5h, chegando a 2,10 metros. A velocidade do vento atingiu 81,69 km/h às 4h30.
As autoridades recomendam evitar a orla até a normalização da maré, que deve começar a recuar gradualmente a partir de sexta-feira (1º), caso se confirmem as previsões meteorológicas.



