A pedido do PT, o ministro Alexandre de Moraes, do Tribunal Superior Eleitoral, determinou a remoção de fake news publicadas em vários sites noticiosos.
São conteúdos que relacionam a facção criminosa PCC ao PT e ao assassinato de Celso Daniel em 2002, quando o político era prefeito de Santo André, na Grande SP.
Também devem ser retirados conteúdos distorcidos que dão a entender que o ex-presidente Lula teria igualado pobres a papel higiênico e que associam o PT ao nazismo e ao fascismo.
Caso haja descumprimento, a multa será de 10 mil reais por dia. Em caso de novas postagens ou compartilhamento de conteúdos similares, a multa diária será de 15 mil reais.
Esses vídeos foram publicados em canais de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro e tiveram participação ou foram compartilhados por parlamentares bolsonaristas, como o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e os deputados Carla Zambelli (PL-SP), Hélio Lopes (PL-RJ) e Otoni de Paula (MDB-RJ).
A decisão determina a remoção de conteúdo dos sites Jornal da Cidade e Jornal Minas Acontece e dos canais do YouTube Dr. News, Políticabrasil24 e o perfil Zaquebrasil da plataforma Gettr, entre outros.
Da Redação