Morre Gal Costa, ícone da música brasileira, aos 77 anos

Show da cantora Gal Costa na abertura da 12ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) (Fernando Frazão/Agência Brasil)
Show da cantora Gal Costa na abertura da 12ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Considerada uma das maiores cantoras de todos os tempos, Gal Costa morreu na manhã desta quarta-feira (9/11) aos 77 anos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da artista por volta das 11 horas da manhã. A causa da morte ainda não foi divulgada.

A cantora era uma das atrações dos Festivais “Nova Brasil” e “Primavera Sound”, que aconteceram em São Paulo nas últimas semanas, mas cancelou as duas apresentações. De acordo com a assessoria da própria Gal Costa, ela precisava se recuperar de uma pequena cirurgia realizada na fossa nasal direita e poderia retomar a agenda no final de novembro.

O procedimento retirou um nódulo da região e foi considerado bem sucedido pela equipe médica.

Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em 1945 em Salvador, na Bahia, filha de Arnaldo Burgos e Mariah Costa Penna. A primeira apresentação da cantora foi registrada na década de 1960, ao lado de Caetano Veloso, Maria Bethânia, Tom Zé, Gilberto Gil, no espetáculo “Nós, Por Exemplo”, em 1964.

Seu primeiro álbum de estúdio foi lançado em 1967, Domingo, com Caetano, incluindo o hit “Coração Vagabundo”. Um ano depois, em 1968, Gal participou do disco “Tropicália ou “Panis et Circencis (1968)”, um dos mais importantes da história da música brasileira. Seu primeiro trabalho solo foi em 1969, homônimo, com sucessos como Não Identificado e Que Pena.

Ainda em 1969, iniciou e terminou a gravação/produção do segundo disco solo, “Gal”, com hits como “Meu nome é Gal” e “Cinema Olympia”. Sua discografia ainda tem outros destaques como Cantar (1974), Água Viva (1978), Fantasia (1981), Baby Gal (1983), Gal (1992), Recanto (2011), entre dezenas de outros.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS