Morre Welson Gasparini, político que foi prefeito por quatro vezes em Ribeirão Preto

Óbito foi confirmado no final da manhã desta segunda-feira (04); ex-político estava internado por quadro de insuficiência cardíaca

Foto: Arquivo pessoal

O ex-prefeito de Ribeirão Preto, Welson Gasparini, morreu na manhã desta segunda-feira (04). O político, de 87 anos, estava internado em decorrência de um quadro de insuficiência cardíaca.

Gasparini começou a carreira como comunicador, se formou em Direito, mas seguiu a área política, sendo prefeito de Ribeirão Preto em quatro oportunidades. Welson foi o político que mais ocupou o cargo de prefeito na cidade, em 1963, 1972, 1988 e 2005.

Em 1959, foi eleito vereador no município. Posteriormente, foi deputado estadual de São Paulo, em 1970, e depois, deputado federal, também por São Paulo, em 1994, legislatura na qual foi Vice-Líder do Governo Federal, no primeiro mandato do Presidente Fernando Henrique Cardoso.

Em 2010 foi novamente eleito para o cargo de deputado estadual pelo PSDB, sendo reeleito em 2014, tendo como principal bandeira na nova legislatura, a criação da Região Metropolitana de Ribeirão Preto.

No dia 24 de fevereiro, Gasparini foi transferido para o hospital São Paulo, onde ele passou por uma angioplastia. Feita a cirurgia, ele voltou a UTI do Hospital Unimed. Ao longo da semana, ele teve outras complicações , chegando a iniciar hemodiálise.

Lamentações

“Com muita tristeza nos despedimos hoje do eterno prefeito Welson Gasparini, com quem aprendi muito e convivi por muito tempo. Um homem integro, político respeitoso que teve uma trajetória exemplar. Deixo aqui meus sinceros sentimentos e meu desejo de conforto para toda a família Gasparini”, lamentou o prefeito Duarte Nogueira, que decretou luto oficial de três dias no município. Na íntegra, confira o texto do prefeito de Ribeirão:

“O cenário político de Ribeirão Preto e do estado de São Paulo perdeu uma de suas figuras mais emblemáticas com o falecimento do ex-deputado e ex-prefeito Welson Gasparini. Nascido em Batatais em 1 de dezembro de 1936, Gasparini construiu uma trajetória marcante ao longo de seus 87 anos de vida.

Sua jornada é um testemunho de dedicação e compromisso com a comunidade, seja como radialista, advogado ou como político. Com um legado de um mandato como vereador, quatro vezes prefeito de Ribeirão Preto, três vezes deputado estadual e um mandato como deputado federal, Gasparini deixou sua marca na história política da região.

Além de suas realizações políticas, Gasparini também se destacou como comunicador, iniciando sua carreira no rádio como locutor e animador de programas populares. Sua habilidade em se conectar com o público fez dele uma figura querida e influente na vida cotidiana dos ribeirão-pretanos.

Sua incursão na política foi marcada por desafios e vitórias, tendo enfrentado diversas eleições e ocupado cargos de destaque. Seu comprometimento com a honestidade, o idealismo e a competência sempre foi evidente, sendo uma fonte de inspiração para aqueles que o acompanharam ao longo de sua carreira.

Além de suas contribuições políticas e profissionais, Gasparini também foi um exemplo de integridade familiar, sendo pai de quatro filhos e avô de sete netos. Seu legado perdurará não apenas na memória daqueles que o conheceram pessoalmente, mas também nas realizações e transformações que promoveu em sua comunidade.

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, prestará homenagem a Welson Gasparini, reconhecendo sua importância e legado para a cidade e para o estado de São Paulo. O descanso do guerreiro marca o fim de uma era, mas seu exemplo de dedicação e serviço público continuará a inspirar gerações futuras”.

Pedro Leão, secretário da Cultura e Turismo de Ribeirão, também lamentou o falecimento de Gasparini. “Estou particularmente muito triste. Ribeirão perde hoje um dos seus filhos mais ilustres e queridos. Minha primeira experiência na administração pública foi em sua última gestão. Muito aprendizado e muito carinho”, recordou.

Antônio Carlos Morandini também lamentou o falecimento do amigo. “Uma pessoa ímpar, um trabalhador em prol do próximo. Sempre tivemos nele um exemplo, sempre tivemos nele um pai. Eu digo, entristado, que passamos muito tempo juntos. Desde o tempo de vereador em Ribeirão Preto e depois como prefeito, que foi algo supreendente. Hoje, não tenho palavras”, disse o apresentador do programa Larga Brasa.

“Com muita tristeza, recebemos a notícia do falecimento do querido Welson Gasparini. Prefeito dessa cidade por quatro vezes, uma pessoa incrível. Para mim, minha família, é uma grande perda de um amigo querido que sempre esteve ao nosso lado nos momentos alegres e nos momentos tristes. É este homem que a gente reverencia hoje”, lamentou Mariana Jábali, presidente do Fundo Social.

“É com extremo pesar que recebemos a notícia do passamento do ex-prefeito, vereador, deputado, radialista, jornalista, professor e advogado Welson Gasparini. Com certeza a cidade de Ribeirão Preto é muito grata por todo empenho e dedicação dispensados por ele ao longo de sua vida pública. Doutor Welson será lembrado sempre e sua memória o manterá vivo em nossas mentes e corações. Que Deus conforte a todos os familiares, em especial ao nosso condiscípulo Maurício Gasparini”, disse Isaac Antunes, presidente da Câmara de Ribeirão Preto.

Welson Gasparini deixa quatro filhos, seis netos e dois bisnetos.

Foto: Divulgação